Empreendedoras.net

8 dicas de como escolher um bom nome de negócio que se destaca


8 dicas de como escolher um bom nome de negócio que se destaca

Embora possa parecer simples à primeira vista, escolher o nome da sua empresa é provavelmente a parte mais complexa da sua identidade de marca.

Todo empreendedor percebe rapidamente que escolher o nome perfeito para o seu negócio é extremamente difícil.

Entre o significado a ser dado, a compreensão do público sobre ele e a disponibilidade legal do nome, avançar sem método e rapidamente pode levar ao desperdício de tempo e dinheiro.

Por que o nome de uma empresa é importante?

Nomear um novo negócio é um dos inúmeros processos envolvidos na criação de um novo negócio e há uma série de fatores a serem considerados na hora de escolher um nome de negócio.

Na verdade, encontrar um nome de negócios é uma tarefa crucial e um pouco complicada. Algumas empresas até investem muito só para testar seus nomes em potencial.

Elas passam por grandes esforços para garantir o melhor nome da empresa. Para isso, são realizadas pesquisas para confirmar que o nome não reflete nenhum viés, não discrimina nenhum grupo em particular e se conforma com todos. Isso é especialmente verdade para as empresas globais.

As empresas precisam pensar em algo cativante e fácil de lembrar. Precisa de algo que dê aos consumidores uma boa ideia do que é o negócio. Um nome comercial é um nome que a empresa vai carregar por um longo tempo. É por isso que é importante que muito tempo e pensamento sejam atribuídos a esse processo.

O que é nomear?

Definição: Nomear um negócio é um processo criativo que leva ao desenvolvimento do nome da empresa.

Elemento estratégico

A dimensão estratégica do nome da empresa é entendida por projetar-se em comunicação futura. O nome da sua empresa será destacado durante campanhas e reuniões profissionais. Todos os seus clientes, distribuidores, fornecedores e parceiros irão pronunciá-lo. Por isso, é importante que seja fácil de entender e pronunciar.

Pense também que uma mudança na identidade da marca pode ser particularmente cara, é essencial construir um nome de negócio sustentável.

Como você escolhe o nome da sua empresa?

Se você decidir definir o nome da sua empresa por si mesmo ou usar uma agência especializada, é importante ter um orçamento dedicado e, acima de tudo, refinar suas metas de marketing.

O nome da empresa deve ser único, facilmente compreensível e atemporal.

Importância de Nomear um Negócio

Nomear um negócio é muito importante, pois serve como um meio de identificação, o nome da sua empresa ou marca passa uma mensagem do seu negócio para o mundo exterior. Abaixo estão algumas importâncias de ter um bom nome empresarial.

  • É importante nomear um negócio porque ele representa uma identidade empresarial.
  • Isso exemplifica seu mercado alvo.
  • Torna seu negócio memorável para potenciais clientes.
  • Ajuda seu negócio a se destacar da concorrência e chama a atenção do cliente.
  • É um componente essencial para a criação e identidade de marca.

 

8 dicas de como escolher um bom nome de negócio que se destaca

Na maioria das vezes, o empreendedor prefere usar um nome de negócio que têm um toque pessoal a ele. Isso faz sentido já que a marca acaba tendo uma conexão com o proprietário.

Pode ser um nome, uma palavra ou algo assim cunhado pelos donos da empresa. O nome do negócio pode ser algo pensado antes da criação do negócio ou também pode ser uma longa lista de nomes para escolher.

Quando este é o caso, algumas dicas úteis sobre como escolher um nome comercial podem ajudar a encolher a lista. Aqui estão 8 dicas úteis se você quiser começar a procurar o nome da sua empresa.

1. Aproveite o tempo para organizar sua reflexão

A primeira coisa que você precisa fazer para criar um nome de negócio que se pareça com você é identificar seu DNA.

Você precisa se perguntar sobre si mesmo, sua visão de longo prazo, suas missões, os valores que você representa: você determinará o tom que deseja dar à sua identidade.

Seja claro com o que você quer transmitir: o que o nome da sua empresa precisa refletir?

2. Escolha um nome comercial fácil de lembrar

Um nome de negócio deve ser simples e fácil de soletrar. Você não quer que seus potenciais clientes se sintam desconfortáveis enquanto tentam lembrar o nome da sua loja. Um nome não é somente um mero emblema para o negócio e também pode não refletir necessariamente a qualidade dos serviços prestados, mas é possível que os consumidores possam decidir procurar concorrentes pelo simples fato de não se lembrarem do nome da sua loja.

3. Escolha um nome de negócios único

Escolha um nome que o diferenciará de seus concorrentes. Na maioria das vezes não é recomendado seguir tendências de nomes em uma indústria devido ao fato óbvio de que pode-se criar confusão entre os consumidores.

4. Nomeie seu negócio com alguma criatividade

Use um bordão junto com um nome da empresa igualmente inteligente. Frases cativantes vêm com o nome da empresa como feijão se faz com um bom arroz. Estes dois são um par inseparável. Algumas palavras juntas podem formar uma frase cativante e elevar a popularidade da sua empresa.

Pense nisso como a melhor ferramenta para popularizar a empresa, então use essa oportunidade a seu favor. Muitas empresas realmente fazem uma marca na indústria porque as pessoas se lembram delas por suas frases de efeito.

Aconselhamos você a não usar um gerador de nomes empresariais. Embora a aleatoriedade desta ferramenta possa acelerar as coisas, ela tende a apagar a reflexão e a intuição.

Seu nome de negócio deve ser tão único quanto você: isso é o que o tornará autêntico aos olhos de seus clientes.

5. Envolva sua comunidade digital

Se você já tem uma comunidade nas redes sociais, não hesite em incluí-la no processo de seleção de nomes. As ideias que você pode obter a partir das redes sociais podem ser confrontadas com as suas ou com da sua equipe de criação.

6. Verifique sua disponibilidade.

É essencial encontrar um nome disponível da empresa para evitar qualquer risco de litígio. Para isso, acesse o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Você poderá verificar se o nome que está considerando usar já está registrado ou não.

Consulte apenas as classes setoriais em causa e faça uma solicitação de pesquisa. O custo é insignificante comparado com o de a necessidade de uma mudança de identidade.

Combine sua abordagem com uma pesquisa no Google, bem como nas redes sociais. Não seria agradável escolher um nome de empresa que já é usado em uma conta no Facebook, Instagram ou um blog.

7. Tenha uma visão de longo prazo para o nome do seu negócio

Seu negócio pode evoluir e talvez até exportar ou ser conhecido em outros países. Seu nome de negócios deve ser compreensível em outras línguas, outras culturas.

Um nome pode rapidamente se tornar esquisito ou até ultrajante no exterior. Leve em conta todos os cenários.

8. Escolha um nome comercial que reflita seus serviços

Escolha um nome com o qual as pessoas possam se relacionar facilmente. Você não quer um nome que as pessoas vão achar intimidante. Mas, claro, você tem que considerar o produto que você está vendendo e o potencial mercado-alvo da empresa.

O nome da empresa deve ser compatível com o significado da sua empresa, ele também carrega consigo a reputação da empresa. Portanto, não use trocadilhos ou palavras chulas ao escolher um nome comercial. Algumas empresas empregam trocadilhos em seus nomes e são capazes de se safar. Às vezes, pode funcionar em benefício da empresa, mas essa abordagem pode ser bastante complicada.

Em conclusão, os métodos sobre como escolher um nome de negócio são flexíveis. Nenhum estilo pode ser aplicado para todas as indústrias.

Só para lembrar: com um bom nome empresarial ou não, seu dever é sempre de fornecer aos clientes um excelente produto ou serviço.