Empreendedoras.net

Montar negócio na cozinha de casa: 28 ideias para você começar


Como montar um negócio de comida na cozinha de casa

Quer saber se é possível trabalhar e ganhar dinheiro montando um negócio na cozinha da sua casa e com pouco investimento inicial?

Essa é uma questão que passa pela cabeça de muitas pessoas que precisam empreender para iniciar um novo negócio ou para ganhar uma renda extra.

Se você possui habilidades para cozinhar e consegue se ver trabalhando na produção de comida, o mercado oferece muitas possibilidades. É normal que os negócios de alimentação sigam crescendo com o tempo, já que sempre precisamos comer, não é mesmo?

Requisitos

Se você tem um talento para cozinhar na medida em que as pessoas sempre elogiam suas habilidades culinárias ou sempre que provam suas refeições, então você já possui o único requisito necessário para ganhar dinheiro na cozinha da sua casa e talvez seja hora de lucrar com essa habilidade.

Além de saber cozinhar, você também poderá investir em equipamentos e utensílios culinários. Também será preciso fazer um planejamento, avaliação do cardápio, saber como manter o estoque para suprir a demanda diária e como distribuir os alimentos para os clientes.

Mesmo que você não possa investir muito no momento, listamos alguns itens indispensáveis ou que podem ser muito úteis para ajudar a aumentar as vendas do sue negócio:

  • Geladeira
  • Fogão ou cooktop
  • Forno
  • Micro-ondas
  • Mixer
  • Batedeira
  • Conjunto de panelas
  • Facas e tábuas de corte
  • Jogo de utensílios
  • Assadeiras
  • Medidor e peneira
  • Tigelas e travessas
  • Pratos
  • Copos, taças e xícaras
  • Talheres
  • Potes
  • Porta mantimentos

É como se sua cozinha agora precisasse ter duas personalidades. De um lado, ainda precisa ser o local das suas refeições e rotinas familiares. Por outro lado, ela se transforma em uma instalação de produção eficiente onde você cozinha para ganhar dinheiro.

Além dos itens culinários, você também precisará de acesso a Internet, número de telefone, cadastro nas principais redes sociais e um blog para ajudar a divulgar o seu trabalho.

Prepare seu plano de negócios

Aqui está outro ponto importante a ter em mente antes de abrir um negócio na cozinha da sua casa. Em um plano de negócios para tal empreendimento, você deve manter sua mente focada em certos pontos, mencionados da seguinte forma:

  1. O proprietário deve pesquisar bem e encontrar o investimento que tal negócio pode exigir.
  2. Conhecer a competição também é muito importante.
  3. Uma vez que você tenha números, comece a procurar investidores e pessoas que possam se interessar por esse empreendimento.
  4. Mantenha suas expectativas claras e classifique suas metas com base na semana, mês e ano.
  5. Tenha dados claros sobre investimentos que você pode precisar.
  6. Tenha um reforço para um imprevistos.

Avalie os seus equipamentos

O interessante de montar um negócio de preparar comida em casa é que você não precisa comprar um monte de equipamentos novos. No entanto, itens que são claramente apenas para negócios, como ingredientes especiais, precisam ser rotulados e armazenados separadamente.

Arrume a sua cozinha para que você possa fazer dez dúzias de receitas tão facilmente quanto uma.

Relacionado a equipamentos, você já tem uma geladeira e um fogão. Agora você precisa descobrir como lidar com as necessidades de acordo com o nicho que você escolher. Dependendo do que você está fazendo e do seu espaço disponível, você pode precisar de uma segunda geladeira ou um congelador maior.

Fazendo essa simples divisão, você terá um espaço extra e isso evitará confusão com seus itens de casa, o que as crianças sabem que podem comer e o que é para vender. Uma segunda geladeira também minimizará os problemas de odor alimentar, o que pode comprometer o sabor de seus produtos. As geladeiras domésticas podem conter uma variedade de itens e os cheiros que trazem com eles podem prejudicar o seu negócio.

Ingredientes

Uma vez que você está consumindo mais ingredientes do que você normalmente usaria para uso doméstico, você vai precisar gerenciamento os seus ingredientes com exatidão. Ter tudo na mão antes de começar é essencial:

  1. Para obter um controle sobre seus ingredientes, liste tudo o que você precisa para suas receitas e suas quantidades aproximadas. À medida que você aumenta em quantidade, considere converter suas receitas em medidas de peso. Mudar “xícaras” para “gramas e quilos” facilita o cálculo dos valores totais. Use uma balança calibrada para pesar as quantidades é fundamental.
  2. Se você comprar quantidades maiores de ingredientes no atacado, você precisará de recipientes e um sistema para manter o controle de seus ingredientes e certificar-se de que eles estejam sempre frescos. Este investimento único garante que seus ingredientes permaneçam frescos e seguros enquanto estão armazenados.
  3. Se seus ingredientes são refrigerados, como leite ou manteiga, ou armazenados na despensa, como batatas ou chocolate, use o princípio de inventário, deixando o que estiverem próximos ao vencimento mais perto. Se um item não tiver uma data de validade fácil de ler, escreva a data diretamente no pacote com um marcador permanente.
  4. Certifique-se de que tudo está selado e coberto quando armazenado. Se você armazenar itens em potes de vidro, marque as datas no vidro. Quando os frascos estiverem vazios, use álcool para remover as anotações permanentes do marcador.
  5. Para itens refrigerados, muitos chefs de cozinha dedicam uma prateleira para cada tipo de ingrediente. Além disso, alguns ingredientes secos, lixeiras e prateleiras de armário podem ser reservados para uso exclusivo do seu negócios.

Organize a Cozinha

Organização melhora a operação do seu negócio em muitos níveis: eficiência, limpeza, facilidade de uso, segurança alimentar. Tome as seguintes ações para organizar e agilizar sua produção de comida caseira para revenda.

Tenha espaço suficiente

Você precisa ter espaço de trabalho suficiente, então mova qualquer coisa não essencial, especialmente qualquer coisa decorativa. Crie o maior e claro espaço de trabalho que você conseguir. Plantas, antiguidades, colecionáveis, bugigangas e aqueles potes aleatórios precisam sair.

O espaço na cozinha pode ser limitado, então guarde todos os itens que você não usa com frequência.

Você provavelmente tem alguns pratos tomando espaço em seus armários que são usados apenas intermitentemente ou para jantares maiores. Novamente, encontre espaço em outro lugar.

Armários específicos para os negócios

Esta separação de armários dá clara distinção entre seu negócio e pode permitir que você calcule e gerencie suas despesas com mais facilidade. Se você misturar seus ingredientes com os seus mantimentos doméstico, como você vai descobrir quanto dinheiro você está gastando e ganhando?

Concentre-se em produtos secos de alto volume que você usa para o seu negócio, como farinha e açúcar, e mantenha os itens separados. Uma colher de chá de sal ou uma pitada de canela pode não importar tanto no começo, mas com o tempo pode fazer grande diferença.

Alguns ingredientes, como extrato de baunilha e açafrão, são mais caros. Se suas receitas regularmente exigem ingredientes de alto custo, mantenha um conjunto separado destes apenas para uso comercial. Mantenha sempre os materiais de limpeza armazenados separadamente e longe dos produtos alimentícios.

Tenha um espaço de armazenamento adequado

Algum lugar subutilizado na sua cozinha? Você pode adicionar prateleiras? Monte alguns ganchos resistentes sobre eles para pendurar seus grandes potes ou utensílios volumosos. Da mesma forma, adicione ganchos ao interior da porta da despensa para pendurar itens mais leves, como toalhas de cozinha ou um coador de café.

Mantenha seus principais suprimentos onde você pode encontrá-los prontamente e você reduzirá seu tempo de preparação. Considere adicionar um local para guardar as especiarias e aromatizantes para fácil acesso. Se o seu gabinete for fundo, considere adicionar prateleiras para que você encontre os itens mais fácil. Não se esqueça, você pode precisar de espaço de armazenamento para guardar os alimentos prontos para vender.

Pesquisa de mercado

Para você começar um novo negócio na área de alimentação, é muito importante pesquisar o mercado e concorrência da sua região. Você também precisa calcular os custos de inicio e qual será a sua capacidade de produção. estudar sobre boas práticas de manipulação de alimentos, pensar em como vai divulgar seu negócio.

Se estiver precisando de ajuda para organizar seu negócio novo na cozinha, vale consultar aqui as dicas para atura no setor da alimentação. Outra fator determinante é como se diferenciar em um mercado tão concorrido. Pense em novidades que você pode oferecer, de receitas secretas de família até encontrando as necessidades do lugar no qual você reside.

Conheça o sistema de delivery

Começar com o sistema de delivery para entregar comida é uma excelente maneira de ganhar dinheiro com a sua cozinha caseira. E sem precisar gastar quase nada a mais por isso. Todo o investimento em uma estrutura para delivery pode ser subtraída contratando aplicativos para entregar as suas refeições prontas.

Melhores ideias de negócios para começar na cozinha da sua casa

Qualquer indivíduo com uma verdadeira paixão pela culinária pode iniciar negócios com baixo investimento de capital. Milhares de empreendedoras em todo o mundo ganham dinheiro estabelecendo seus próprios negócios em casa.

Para te ajudar a dar inicio ao seu empreendimento, conheça esta seleção de ideias de negócios que podem começar na sua cozinha e com pouco investimento.

Fabricação de bolos

A fabricação de bolos é outro negócio lucrativo relacionado à culinária para você começar sem precisar investir muito. Pegue a sua batedeira e utilize algumas receitas secretas que só você e sua família conhece. Se você tem boa mão para produzir doces, pode se concentrar em um nicho específico com alguns produtos específicos como um bolo de casamento, bolo de aniversário, bolo de pote e etc. Se você tem um espaço amplo, você pode pensar em montar uma loja de bolos mais para frente também.

Fabricação de doces

Fazer doce em casa é uma ideia de negócio é uma maneira fantástica de transformar seu hobby e habilidade em um modelo de negócio lucrativo em casa. Doces caseiros são muito mais fáceis de fazer e também são bastante populares. De chocolates a pirulitos, brigadeiros, suspiro, doce de banana, bala de coco, tortas, doces no pote e trufas, são muitas as ideias de doces para vender. É uma ideia maravilhosa e você pode considerar converter o seu dom para fazer doces em um negócio lucrativo de fabricação de doces.

Montar um negócio de molho especiais

Se você sabe como produzir um molho secreto e bastante apreciado, saiba que existe um grande mercado para molhos especiais. Na verdade, grandes restaurantes e redes de fast-food fazem sucesso graças aos seus molhos secretos. Molho especial é sempre procurado. Se você tem conhecimento sobre como fazer e gosta de fazer, pode começar um negócio de fabricação de molho especial em casa.

Os molhos especiais podem ser vendidos no atacado para restaurantes ou embalados em quantidades menores e vendidos para mercearias e varejistas de alimentos especializados. Além disso, como o tempo, você pode vender a sua formula secreta para uma grande rede de restaurantes.

Aulas de Culinária

Se você gosta de cozinhar e acha que sabe como fazer para ensinar pessoas a elaborar novas receitas saborosas, então você deve considerar começar um negócio de aula de culinária. Este negócio pode ser iniciado em casa com capital de uma pequena startup. Você pode produzir alguns vídeos e publica-los em seguida nas principais redes sociais de vídeos.

Doces Secos Fazendo

Se você conhece a receita de alguns doces secos saborosos, você deve considerar começar um negócio de fabricação de doces secos em casa. A embalagem é relativamente fácil para doces secos. Você pode começar a vender esses produtos para supermercados ou para os seus próprios clientes varejistas e atacadistas.

Blog Sobre Alimentos

Blog que fala sobre alimentos é uma das ideias de negócios de culinária que você pode começar com baixo investimento. Se você realmente gosta de criar uma nova receita com novos ingredientes, o blog de alimentos pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro. No começo, você pode criar um blog gratuito no WordPress ou Blogger.

Fabricação de massas frescas

Massas frescas são sempre requisitadas. Você pode vendê-la para as pessoas do seu bairro ou você pode oferecer isso para os restaurantes e barracas de fast food. Ao começar a fazer massas frescas, você precisará ter talento para produzir massas e alguns equipamentos próprios em sua cozinha como por exemplo extrusoras, misturadores, compactadores, laminadores, dosadores, ravioleteiras, nhoqueiras e linha pastita.

Fabricação de geleia

A geleia é um produto alimentar consumível de uso diário. Tem várias variedades e possibilidades de uso. Com diferentes frutas, misturando em uma proporção diferente você pode fazer uma grande variedade de geleias com sabor e aroma agradável. Marmelada também um produto que você pode fazer com o mesmo estabelecimento e equipamento. Há um enorme mercado e você pode explorar uma linha completa de produtos naturais.

Coach nutricional

A conscientização sobre a saúde entre as pessoas gera uma demanda por um coaching nutricional. Como orientadora, o principal serviço que você estará prestando será ajudando as pessoas a se alimentarem de forma mais saudável. Este negócio também pode ser iniciado em casa com turnos de meio período.

Fornecimento de refeições no escritório

A maioria das pessoas que passam muito tempo no escritório geralmente estão procurando por refeições caseiras. Você pode oferecer alimentos caseiros saudáveis e saborosos preparados com carinho e higiene para eles. Neste tipo de negócio, você normalmente terá um fluxo regular de clientes. Você precisará organizar adicionalmente o sistema de entrega delivery.

Personal chef

Tendo experiência e conhecimento de ser um chef de cozinha, qualquer indivíduo pode iniciar este negócio em casa. Muitas celebridades e pessoas que gostam de experimentar novas receitas geralmente gostam de ter o seu chef pessoal. Se você já é ou deseja se tornar um chef pessoal, pode trabalhar para celebridades e lucrar muito com isso.

Fazendo Picles

Picles são alimentos fáceis de fazer e você pode desenvolver o seu próprio molho secreto. Aqui também está um enorme escopo no experimento e desenvolvimento de novas receitas saborosas. Na fabricação de picles, você precisará adquirir equipamentos e matéria-prima de qualidade.

Cestas de Alimentos

Uma cesta de presente é uma das ideias de negócios de culinária mais rentáveis que qualquer indivíduo pode começar com um investimento de baixo custo. As pessoas sempre buscam presentes inovadores com itens especiais caseiros. Você pode oferecer cestas especiais de presentes para ocasiões específicas.

Fabricação de cookies

A fabricação de cookies especiais pode ser um negócio maravilhoso e lucrativo que qualquer pessoa pode iniciar. Você pode vender seu produto dentro de sua comunidade. Já pensou em ter a sua própria fábrica de cookies e preparar essas deliciosas receitas e ainda lucrar muito com cada gostosura?

Aulas de Culinária

Se você gosta de cozinhar e desfrutar de elaborar novas receitas de comida saborosa, então você deve considerar começar um negócio de aula de culinária. Este negócio pode ser iniciado em casa. Você pode precisar fazer um curso de como montar uma escola de culinária e gastronomia.

Comida Natural

Se uma pessoa que cuida da saúde e se alimenta de forma equilibrada está cada vez mais em alta e você pode explorar esse mercado. Portanto,  como o da alimentação saudável pode te trazer bons resultados.Monte um cardápio que atenda as famílias. Pense no sistema de entregas. Você pode ser uma opção na sua cidade pra quem está cansado de pedir sempre a mesma coisa no delivery.

Alimentos orgânicos

Você quer começar um negócio de alimentos orgânicos? Comece preparando refeições orgânicas na cozinha da sua casa e lucre com isso. O mercado de alimentos orgânicos não para de crescer e têm enorme potencial de lucro com baixo investimento.

Feira em casa

Se você possui fácil acesso a produtores ou mercados atacadistas de frutas, legumes e verduras, você pode atuar com encomendas de hortifrutigranjeiros. Você vender cestas prontas, frutas e vegetais descascados, cortados e higienizados. Também pode trabalhar com linhas orgânicas e até com frutas exóticas.

Picolés, Sorvetes e Geladinhos

Se você mora perto de locais com grande movimentação de crianças, como em condomínios ou perto de escolas. Vender geladinhos, picolés e sorvetes caseiros pode lhe gerar uma renda familiar. Invista em sabores de frutas naturais e combinações menos açucaradas para agradar também os pais.

Lancheirinhas saudáveis

Seguindo a linha refeições saudáveis, muitos pais desejam oferecer uma alimentação mais saudável os lanches que seus filhos levam para a escola. Os lanches saudáveis podem ser feitos facilmente na sua cozinha e comercializados para as famílias em pacotinhos prontos. Você poderá atuar como fornecedora das cantinas escolares que precisam oferecer boas opções para os seus alunos.

Chás, ervas e alimentos funcionais

Você pode se tornar uma fornecedora de diversos chás frescos, ervas, grãos e frutos para quem procura contribuir com o melhor funcionamento do corpo. Os sucos funcionais e os sucos detox são uma boa opção também. Apenas uma pequena mudança em sua perspectiva pode lhe dar uma ideia brilhante de expandir como você vai montar o seu negócio de sucos.

Marmitex ou Quentinhas

Marmitex e quentinhas são consumidas por muitas pessoas todos os dias. Isso é uma boa dica para os empreendedores no ramo da alimentação, mas você precisará se destacar fazendo algo diferente. Pense em como você pode suprir uma necessidade, oferecendo por exemplo comidas japonesas. Como alternativa, você também pode oferecer marmitex vegano ou quentinhas vegetarianas para atrair o público que está querendo economizar na restaurante.

Refeições de Domingo

Se você só possui tempo para cozinhar aos domingo e deseja empreender para complementar o orçamento domestico, pode ser interessante trabalhar com pratos de final de semana. O frango com farofa, feijoada e lasanha são os mais famosos. Organização é o segredo para aquelas que possuem jornada dupla ou tripla. Para vender os seus pratos prontos nos finais de semana, distribua a tarefa de sair para compra e preparo das refeições durante a semana.

Faça e Venda Petiscos

Petiscos saboroso também podem lhe dar um bom retorno financeiro. Você pode aprender como fazer biscoito de polvilho para vender mais qualquer comidinha saborosa que você já sabe fazer também serve, como sequilhos, canapés ou pão de queijo caseiro. Vendida em unidades ou em centos, é possível conseguir muitos clientes com o tempo. Muitos empreendedores que entregam em casa, preferem oferecer porções sortidas junto com refrigerante, possibilitando aumentar os lucros. Você pode fornecer os seus petiscos gourmet para padarias, restaurantes, mercearias, e padarias que irão revender seus petiscos.

Salgados

Os salgados para vender e obter lucro são de longe a opção preferida de muitos trabalhadores autônomos. É possível começar com baixo investimento, gastando muito pouco com ingredientes. Além disso, são um dos itens mais vendidos durante o almoço e finais de semana. São fáceis de fazer e vender. Você pode fazer pequenos salgados para festas infantis, casamentos e também vender salgados maiores por unidade. Para começar no mercado de festas vale compartilhar o seu trabalho com todo mundo, use seus contatos nas redes sociais e peça para os familiares e amigos divulgarem o seu trabalho. Todo mundo adora uma coxinha, mas vale investir em pão de queijo, quibe, esfirra, empada, risole, croquetes, bolinhas fritas e pastel.

Pães doces, salgados e recheados

Você pode se tornar um padeiro especialista ao fazer um curso de qualificação profissional. É uma ótima maneira de começar a ganhar dinheiro a partir da sua cozinha mesmo, você pode trabalhar vendendo pão caseiro sem precisar sair de casa. Você pode simplesmente fazer e colocar um pão caseiro em um saco e oferecê-lo para venda. No entanto, caprichar no cardápio e na forma como você entrega o produto, pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar o cliente. Você também pode trabalhar com pães congelados e pães fresquinhos, assados de hora em hora. Fique atenta ao ranking dos 15 pães mais vendidos nas padarias brasileiras e comece com esse para ver o seu negócio iniciar mais rápido.

Pizzaria

Ser um pizzaiolo é algo prazeroso para muitas pessoas. Pizzas são um modelo de negócio super conhecido, muitos empreendedores pensam em abrir uma pizzaria. De inicio, você não precisa começar um negócio de porta aberta, mais precisará de um bom forno para dar conta dos pedidos. Pegue uma boa receita de pizza e capriche no recheio e embalagem. Ninguém gosta de ficar esperando a pizza chegar, seja pontual e atenda o seu cliente com bastante carisma. Invista no sistema de entrega delivery.

Churrasco

Frango assado, linguiça e cortes de carne são refeições que muitas pessoas buscam de vez em quando. Você pode preparar o churrasco na sua casa para entrega domiciliar ou também pode se tornar um churrasqueiro que atende a domicílio. Antes de começar a atender, defina o seu orçamento e necessidades para evitar aborrecimento. Além de saber como preparar um bom churrasco, capriche na apresentação e no cartão de visita.

Considerações

É claro que você pode transformar seus talentos culinários em dinheiro, mas você precisará desenvolver um produto alimentício de bom gosto e lucrativo. No entanto, isso é apenas metade do desafio. Se você não encontrar compradores, ele não venderá sozinho. Deixe os clientes potenciais saberem o que você tem a oferecer desenvolvendo um plano de negócio correto. Para que você possa começar no caminho certo, é importante seguir algumas etapas:

  1. Identifique seu cliente
  2. Pesquise os concorrentes
  3. Classifique as vantagens do seu produto alimentício
  4. Defina um valor do seu produto para que você tenha um lucro
  5. Identifique como você vai comercializar seu produto
  6. Obtenha as licenças necessárias
  7. Desenvolva materiais promocionais de qualidade profissional, incluindo rótulos, panfletos, folhetos e catálogos.
  8. Faça uma lista de potenciais clientes atacadistas e distribuidores.

Como podemos perceber, ideias de negócio para começar na cozinha da sua casa não faltam. O empreendimento pode ser bastante lucrativo e agradável, desde que você planeje completamente o seu empreendimento primeiro.