Empreendedoras.net

7 características principais de um empreendedor de sucesso


Se você deseja se tornar patrão e financeiramente independente, precisa tornar-se um empreendedor ao iniciar seu próprio negócio.

Dito isto, ser um empreendedor não costuma ser uma tarefa simples! Existem certas características e qualidades que são absolutamente necessárias se você deseja desenvolver e expandir seus próprio negócios.

Algumas características fazem parte da personalidade de um empreendedor e outras se desenvolvem com o passar do tempo. Conhecer essas características e identificar suas fraquezas pode ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso.

7 características principais de um empreendedor de sucesso

7 características principais de um empreendedor de sucesso

Bom julgamento

Alguns estudos demonstram que os empresários mais bem-sucedidos costumam consideram seu bom julgamento como fundamental para alcançar seu sucesso. O senso comum é definido como uma capacidade de fazer julgamentos sólidos sobre os problemas que você encontra em situações cotidianas.

O julgamento correto depende muito da experiência passada e do conhecimento adquirido. A combinação desses dois julgamentos pode ajudar a criar as condições necessárias para o desenvolvimento do senso comum em um determinado individuo. O senso comum facilita a entender os problemas complexos em termos mais simples e entrar na raiz de um problema.

Conhecimento especializado do seu campo

É mais fácil iniciar um negócio sólido, se você tiver um conhecimento profundo do campo que deseja atuar. Acredita-se que mais da metade das empresas é iniciada por pessoas que decidem usar o conhecimento adquirido graças às experiências anteriores de um determinado nicho. Esse é o tipo de conhecimento necessário para ter sucesso no empreendedorismo.

Mesmo que você tenha todas as grandes qualidades e tenha confiança suficiente em si mesmo, nunca saberá o quão bom é, a menos que comece!

Cerca de metade de todas as startups não sobrevivem mais de dois anos. Uma das principais razões é que muitos empresários não têm o conhecimento necessário da indústria antes de começar.

Autoconfiança

Uma habilidade empreendedora essencial para o sucesso é a autoconfiança, é preciso acreditar que o negócio vai dar certo. É fácil ficar desiludido e frustrado se você não tiver confiança em si mesmo. No empreendedorismo, a autoconfiança é sobre como uma pessoa se sente sobre sua capacidade de conseguir algo. Um empresário de sucesso acredita em suas habilidades. Ele não tem medo de explorar territórios desconhecidos, correr riscos e tomar decisões difíceis. Autoconfiança, no entanto, não é uma característica pessoal que você possui ou não. Uma pessoa pode ter grande autoconfiança em uma situação e precisar de mais em outra. Essa é uma das habilidades que podem ser desenvolvidas com o decorrer do tempo.

Capacidade de realização

Os empreendedores de sucesso são trabalhadores bastante persistentes. Eles dominam a autodisciplina a tal ponto que, se um trabalho for importante e relacionado a seus objetivos, acabarão por concluí-lo. Execução é o que separa objetivos dos resultados. Grandes empreendedores sempre foram ótimos funcionários no passado.

Criatividade

Criatividade também não pode faltar, é a capacidade de uma determinada pessoa usar suas ideias e criar novas soluções para resolver problemas que são conhecidos, fazer coisas de maneira diferente ou encontrar uma abordagem totalmente diferente das coisas convencionais. Os empresários precisam de pensamento criativo em praticamente tudo. Todo novo produto, todo novo método de marketing, toda decisão – é um terreno fértil para o pensamento criativo. Muitas vezes, os empreendedores são extremamente bem-sucedidos graças a uma ideia criativa única!

Capacidade de liderar

Quem deseja começar a empreender sozinho precisa saber que para ter sucesso é preciso liderar pessoas e fazê-las trabalhar da melhor forma juntas para alcançar os melhores resultados. Para fazer isso um empreendedor utiliza uma combinação de métodos: motivação, planejamento, treinamento e avaliação para liderar pessoas. Eles estão preocupados com o bem-estar dos outros e se dão bem com as pessoas.

Autonomia

Os empreendedores de sucesso tentam assumir total responsabilidade por suas ações. Eles sabem que o que são hoje e quem serão amanhã depende unicamente de si mesmos, porque é o resultado de suas próprias escolhas e decisões. São pessoas com características proativas que fazem esforços extras para alcançar suas metas e confiam principalmente em suas próprias habilidades e os próprios recursos.