Empreendedoras.net

Como Montar Galeria de Arte | Como Funciona, Dicas, Fases Operacionais


Como montar uma galeria de arte

A arte é uma forma de expressão universal, mas também um bem de consumo, sujeito a restrições e oportunidades de mercado.

Uma galeria de arte é um lugar destinado a destacar obras, como parte de exposições permanentes ou temporárias, a fim de promover o trabalho dos artistas.

Confira o artigo que preparamos e saiba como montar uma galeria de artes. Nichos de mercado, fases operacionais, formalidades, investimento e muito mais.

Abrindo uma galeria de arte: alguns nichos de mercado

O comércio de obras de arte pode ser subdividido em diversas correntes artísticas representativas dos diferentes períodos da história: encontramos arte contemporânea, arte medieval, arte moderna, etc. A arte contemporânea é a mais representada em termos de volume dentro das galerias de arte.

Uma galeria de arte é um lugar acessível ao público em que o galerista expõe e vende obras de arte.

Aqueles que estudaram história da arte contemporânea ou treinaram no campo da arte histórica pensaram pelo menos uma vez em abrir uma galeria de arte e tentar se encaixar pessoalmente no empreendimento.

Abrir uma galeria de arte é uma tarefa difícil, voltada para quem ama a arte e o mundo da arte. É certo que não é uma atividade fácil, mas tentamos neste artigo dar-lhe as principais informações para que você consiga começar da forma correta.

Fases operacionais e técnicas

A maioria das galerias é financiada pela venda contínua de produtos artísticos de qualidade para colecionadores, bem como a adição de novos clientes. A galeria mantém uma porcentagem da parte da venda e o resto vai diretamente para o artista.

O dono de uma galeria precisa conhecer investidores, artistas e colecionadores. É uma carreira que exige bastante de uma pessoa independente, sociável, com espírito empreendedor, pronta para fazer um lugar para si mesmo em um mercado muito animado como o da arte.

Se você tem todas essas habilidades, prepare um plano de negócios e esteja preparado para trabalhar rumo ao sucesso até que sua galeria se torne lucrativa.

Desenvolve contatos no mundo da arte

Esses contatos devem ser direcionados a colecionadores de arte, artistas e indústria na cidade onde você vai abrir sua galeria. Pode levar tempo para se dedicar a escolas de arte, obras de arte e socialização em ambientes de galerias ou museus.

Montando uma galeria de arte: quais são as formalidades?

Abrir uma galeria de arte requer uma análise séria e uma boa compreensão da profissão. Esses elementos serão necessários para conhecer o negócio e extrair o potencial máximo de viabilidade do projeto.

Aqui estão os passos essenciais para criar uma galeria de arte:

  1. Realização de pesquisas de mercado,
  2. A definição do conceito e identidade artística da galeria,
  3. A busca por artistas e parceiros,
  4. A busca por um local, para o qual você terá que garantir o cumprimento das regras de segurança e acessibilidade,
  5. O desenvolvimento de um plano financeiro,
  6. A busca por financiamento,
  7. Contratar um contador para formalizar legalmente a sua galeria de arte,
  8. Preparar o início de sua atividade com a implantação de uma programação de exposições artísticas, além de uma série de eventos para dar vida ao local.

Algumas dicas para um lançamento bem sucedido de sua galeria de arte

Aqui estão algumas dicas para lançar e desenvolver seu negócio de galerias de arte:

  • Seja paciente: é preciso construir uma base de clientes leal, que pode levar vários anos,
  • Cultivar sua rede relacional,
  • Construir uma base de cliente e estabelecer contato regular com seus compradores,
  • Antecipar sua estratégia de comunicação ao longo de vários meses,
  • Participar de feiras e exposições: os donos de galerias representados nesses eventos aumentam significativamente seu volume de negócios.
  • O mercado de arte é um setor muito competitivo e flutuante, não minimiza o impacto da boa comunicação e de uma rede relacional eficaz.

Formalizar seu negócio

Para abrir e formalizar a sua empresa, será necessário seguir alguns passos que geralmente começa com a abertura do CNPJ.  Na maioria das vezes, o inicio para quem está abrindo um pequeno negócio é o cadastro do MEI – Microempreendedor Individual. O cadastro no MEI é feito pela Internet e gratuitamente, através do portal do empreendedor. Fazendo isso, você precisa identificar se a atividade de artesão em questão é permitida para MEI.

Abra uma galeria de arte online – É possível fazer isso?

Para montar uma galeria de arte pela Internet, você vai precisar montar um site ou blog também, isso será o seu cartão de visita online. Isso é sem dúvida a maneira mais óbvia de abrir sua galeria de arte online.

Se você tem habilidades de programação, você economizará uma quantidade significativa enquanto dá a si mesmo o prazer de configurar seu próprio site. Você também pode usar ferramentas CMS como WordPress ou Blogger. A contratação de um webmaster também é possível. Antes de optar por essa alternativa, não deixe de considerar todos os aspectos importantes para evitar surpresas desagradáveis:

  • Tempo que você vai gastar projetando o site ou blog,
  • Custo para projetar o seu portal,
  • Otimização.

Inscreva-se em uma galeria de arte virtual gratuita

Existem sites de galerias de arte virtual onde você pode se inscrever pagando uma pequena comissão pelas vendas. Fazendo isso, você será capaz de exibir seus trabalhos de forma ilimitada. Este tipo de galeria online é frequentemente usada por artistas iniciantes.

As vendas geralmente são muito simples. No entanto, se você se registrar nesses tipos de sites de galerias de obras de arte, você terá que ter cuidado para se distinguir de artistas amadores que se misturam com artistas profissionais. Geralmente, nos serviços você consegue encontrar obras de todos os tipos como quadros, fotografias impressas, esculturas, arte digital, ilustração e muito mais.

Galeria de arte online

Se a ideia de exibir seu trabalho pela Internet lhe agrada, você só precisa pesquisar na Internet sobre galeria de arte online para encontrar muitos serviços do tipo para expor suas obras de arte, como, por exemplo:

https://artluv.net/

https://www.artmajeur.com/pt/

https://www.democrart.com.br/

Usando as redes sociais para impulsionar o negócio

As redes sociais estão entre os melhores aliados para abrir uma galeria de arte online. Nunca se esqueça disso: a visibilidade das suas obras importa muito!
A maioria dos seus clientes estão nas mídias sociais. Se você não integrar as mídias sociais em sua estratégia de marketing, seus concorrentes já estarão um ponto à sua frente.

Crie uma comunidade nas redes sociais, compartilhe seus trabalhos, dê dicas e resenhas de obras de arte, interaja com os consumidores. Certifique-se de ter o maior número possível de seguidores, eles se tornarão seus clientes, ou encontrarão potenciais clientes para você! Se você não sabe por onde começar, pode criar um perfil nas principais redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Confira dicas para abrir sua galeria de arte online

1 – Cuide das fotos de suas pinturas

Não basta tirar fotos e exibi-las por ai. Conheça as melhores técnicas para fazer isso de forma artística e profissional. Você pode chamar os serviços de um fotógrafo profissional na área para que tudo esteja perfeito!

2 – Encontre um título cativante para cada trabalho

Suas obras devem atrair a atenção dos clientes. O melhor é apostar em títulos cativantes. Opte por um título que seja capaz de despertar a curiosidade dos consumidores.

3 – Apresente-se

Este é um passo importante em sua busca por notoriedade. Como em qualquer nova situação, apresente-se e dê às pessoas a oportunidade de conhecê-la. Diga aos seus leitores quem você é, sobre o que é sua galeria de arte online e por que você entrou no negócio.

Se você já é dono de uma galeria, não hesite em apresentar seus artistas. Os visitantes adoram saber mais sobre o estilo um do outro!

4 – Opte por descrições adaptadas às expectativas de clientes experientes em arte

Na maioria das vezes, os entusiastas da arte também são apaixonados por críticos e descrições de obras de arte. A forma como você apresenta cada um de seus trabalhos influenciará fortemente potenciais compradores. Então detalhe as especificidades de suas obras de arte com textos de pelo menos 300 palavras. Diga em que condições a obra foi criada.

5 – Entrega: deve ser incluído em suas tarifas?

A entrega é muitas vezes o assunto que mais incomoda os clientes que compram obras de arte pela internet. De fato, poucos estão inclinados a pagar taxas adicionais para a recepção de seus bens, aqui estamos falando das suas obras de arte. Uma das soluções existentes é integrar seus custos de entrega ao seu preço. Assim, você pode oferecer frete grátis para seus futuros clientes.

Estudando sobre o assunto

Não é necessário nenhum diploma para abrir uma galeria de arte. No entanto, os únicos pré-requisitos baseiam-se em um forte interesse pela arte e domínio de pelo menos uma língua estrangeira. Na faculdade de artes você poderá conhecer o mundo dos desenhos e das pinturas, além de diferentes formas de expressão artística.

Depois de concluir o ensino superior, terá conhecimento com o universo das esculturas, das intervenções artísticas e gravuras. Você terá tido certa experiência para conhecer os diferentes movimentos artísticos.

Além de entender de arte, se você tem o desejo de abrir a sua própria galeria, pode querer se especializar cursando administração de empresas ou gestão e investir em cursos de especialização como marketing, engenharia de produção e ciências contábeis. Outra opção interessante é estudar contabilidade, sendo que o foco é mais direcionado para a questão financeira de um empreendimento.