Empreendedoras.net

Cartões de visita ainda são importantes?


Cartões de visita ainda são importantes:

Antes da expansão do digital em nossas vidas pessoais e profissionais nos últimos anos, os cartões de visita eram quase a única forma de um empreendedor ou empresa compartilhar suas informações profissionais e comerciais com clientes e potenciais clientes.

Hoje o digital e seus diversos recursos facilitam esse compartilhamento de informações profissionais com potenciais clientes: smartphones, softwares, redes sociais, e-mail, blogs, sites e etc.

Esses recursos digitais tornaram-se essenciais no mundo dos negócios, mas isso significa que os cartões de visita tradicionais são agora insignificantes? A resposta é um grande não. Cartões de visita clássicos de papel são ainda mais importantes do que nunca no mundo profissional atual, neste mundo que está constantemente digitalizando.

Uma maneira simples e conveniente de compartilhar seus dados de contato

Se os cartões de visita de papel tradicionais resistem à digitalização e mantêm sua importância hoje, é em grande parte porque eles continuam sendo uma maneira simples e conveniente de compartilhar informações de contato com clientes e potenciais clientes.

Os detalhes de contato de um profissional ou de uma empresa são cruciais para parceiros e principalmente clientes. Endereço, e-mail, telefone, logotipo, nome da empresa são informações cruciais que um cartão de visita precisa fornece.

Os cartões de visita física são, portanto, importantes para conhecer e lembrar rapidamente os detalhes de contato de um profissional ou de uma empresa. Aqueles que os possuem têm dificuldade em utilizar os meios digitais e podem entrar em contato com a empresa com mais facilidade.

Alguns avanços digitais, como o NFC, oferecem a troca de cartões de visita digitais, mas estes últimos não conseguem substituir cartões físicos, já que geralmente há um problema de compatibilidade entre os telefones pelos quais esses cartões são trocados, e até mesmo entre os aplicativos e tecnologias utilizados. O digital pode ser bastante problemático para cartões de negócios em papel, e, portanto, são mais importantes do que nunca para empresas e profissionais.

Uma maneira eficiente de demonstrar profissionalismo

Potenciais clientes não recebem apenas os detalhes de contato da empresa ou profissional quando recebem cartões de visita. Geralmente, a entrega destes ocorre em um contexto onde palavras, apertos de mão e convívio são trocados. Em suma, elementos que fortalecem o relacionamento com o cliente.

No entanto, apesar da simpatia que precedem a entrega do cartão de visita, não podemos esquecer que a qualidade do cartão em questão importa muito na hora de utilizar esse meio de compartilhar os seus contatos.

Não basta entregar um cartão, você tem que entregar um cartão de visita feito de material de boa qualidade, com um design que é ao mesmo tempo cativante e reflete a imagem da sua marca. É assim que você poderá aproveitar o cartão para demonstrar o seu profissionalismo para seus clientes e, consequentemente, fechar um novo negócio.

Uma ferramenta vantajosa e barata

Agora é barato imprimir cartões de visita para o seu negócio, o que torna essa ferramenta muito vantajosa tanto para pequenas empresas e profissões quanto para médios e grandes. Uma empresa de impressão respeitável pode produzir centenas de cartões de visita para o seu negócio, com opções de acabamento, gráficos e papel variando de acordo com os orçamentos e todas as suas necessidades.

Alternativamente, se você está familiarizado com design gráfico e afins, você pode criar seus próprios cartões de visita, esperando que o custo de produção seja menor do que o preço a pagar.

Cartões de visita são atemporais

Várias outras vantagens dos cartões de visita físicos contribuem para torná-los ainda importantes hoje em dia. Confira 4 vantagens do cartão de visitas:

  1. Uma ótima maneira de causar uma ótima primeira impressão: um design e logotipo cativantes, endereço apresentado em estilo, uma fonte e as cores certas tornam possível distinguir o seu negócio e rapidamente causar uma boa impressão.
  2. Sinal de seriedade: em certos campos de atuação e certas culturas, dar um cartão de visita é importante. A qualidade do cartão também possibilita demonstrar sua seriedade na gestão do seu negócio.
  3. Uma ferramenta de divulgação direta e muito eficaz: bem projetada e entregue na oportunidade certa, o cartão de visita é mais eficaz na obtenção de perspectivas do que outros meios mais modernos, exemplo WhatsApp ou e-mail.
  4. Uma excelente ferramenta:  Os cartões de visita, implicam reuniões presenciais e, portanto, melhor eficiência na construção de redes.

Cartões de visita são importantes?

Cartões de visita são as maneiras mais rápidas e fáceis de comunicar suas informações de contato para outras pessoas ou receber as delas. Com um rápido movimento, você pode receber ou fornecer as informações de contato para outro profissional.

Se você vai começar a usar cartões de visita, certifique-se de que ele parece o mais profissional possível. Se você optar por projetar seu cartão você mesmo, considere utilizar um modelo pronto no Canva, PicMonkey ou faça um utilizando programas apropriados como o Adobe Photoshop.