O que é funil de vendas: explicação rápida em 4 passos


O que é um funil de vendas

Não são poucas as vezes que já se ouviu e leu pela internet a fora a expressão “Funil de Vendas”. Mas, afinal, você sabe o que ela significa e qual impacto pode trazer para o seu negócio?

Explicando rapidamente, funil de vendas é o caminho que o seu negócio percorre até concretizar uma venda.

Todo cliente passa por esse funil, começando em uma possibilidade de venda, passando por um potencial de interesse e terminando em um cliente propriamente dito, ou seja, aquele que finaliza a compra.

O funil de vendas pode ser dividido em quatro partes principais:

Prospectar

A prospecção de clientes envolve todo o trabalho que você faz para divulgar a sua loja, seja através de email marketing, redes sociais, blog. O objetivo dessa fase é fazer com que os interessados visitem seu site, buscando sempre, a conversão na venda.

Veja também:

Qualificar

A prospecção é uma parte muito importante para o seu trabalho de vendas pela internet, porém é necessário identificar aqueles que realmente tem um potencial de compra.

Não adianta você oferecer mamão para pessoas que estão procurando maçãs, certo? Ou oferecer doces à quem está buscando por um salgado.

Por isso, mais do que prospectar, você precisa qualificar os seus contatos. É preciso identificar quais deles estão realmente interessados no que você está vendendo. Não adianta ter uma lista enorme de contatos se eles não te trazem nenhum retorno em vendas.

Monte estrategicamente os seus emails, envie produtos diferentes e veja qual é o retorno que cada um te traz. Esse é um trabalho minucioso que deve ser feito com paciência. Estudar o seu cliente é a chave para realizar muitas vendas no futuro.

Use a sazonalidade ao seu favor. Não perca as oportunidades das datas comemorativas e promoções ou campanhas especiais.

Atrair

Agora que você já sabe o que o seu cliente procura, é hora de atraí-lo para o seu negócio. Aproveite este momento para oferecer um desconto exclusivo, uma promoção relâmpago ou qualquer outra oferta. Um cliente em potencial se torna a sua maior oportunidade de venda. Para isso, ele precisa sentir que está sendo bem atendido, que você se preocupa com os interesses dele e não está procurando apenas o lucro nas vendas.

Finalizar

Jamais esqueça o pós-venda! Seu trabalho não termina na concretização da venda: o seu próximo objetivo é transformar o cliente em freguês. Todos sabemos que é muito mais fácil realizar uma venda para quem já conhece e confia na sua loja do que prospectar um novo cliente.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.