Datas comemorativas do varejo: 9 dias para aumentar as suas vendas


Datas comemorativas do varejo

Datas comemorativas do varejo, não perca elas de vista! Como as vendas do varejo aumentam em épocas comemorativas, você precisa se programar.

Ao saber quais são as principais datas, o empreendedor pode se programar e criar promoções com antecedência, conseguindo conquistar mais clientes.

Listamos as principais datas sazonais do varejo que você deve ficar de olho. Confira!

Principais datas do varejo

  • Dia do Consumidor (15 de março): Ofereça descontos ou benefício aos seus clientes. Que tal um frete grátis para compras acima de um determinado valor?
  • Páscoa – 17 de abril (em 2022): ótimo dia para empresas e empreendedoras que trabalham com chocolate, doces e ovos de páscoa.
  • Dia das Mães (13 de maio): Nessa data a conversa deve ser com os filhos, afinal, são eles que vão às compras.
  • Dia dos Namorados (12 de junho): Nessa data você vai falar com pessoas apaixonadas e o catálogo de produtos pode ser bem variado, explore a criatividade e monte kits com presentes.
  • Dia dos Pais (12 de agosto): Para essa data você deve se comunicar com os filhos e com as mães, pois são eles que vão as compras.  
  • Dia das Crianças (12 de outubro): Não esqueça de oferecer vantagens para que os pais, avós e tios comprem os presentes para a agradar a criançada.
  • Black Friday (30 de novembro): a data já caiu no gosto dos  clientes. Aproveitando os descontos agressivos das lojas, eles chegam a antecipar as compras de Natal. Para você conseguir oferecer preços atrativos, negocie com os seus fornecedores antecedência!
  • Natal (25 de dezembro): a véspera da data é sinônimo de shoppings lotados de pessoas à procura de presentes. Entre no clima natalino e invista em   atendimento de qualidade e estoque variado.
  • Réveillon (31 de dezembro): boa oportunidade para os lojistas comercializarem itens não vendidos no Natal e na Black Friday.

Confira algumas dicas para aproveitar as datas comemorativas do varejo e aumente as vendas do seu negócio

Trocas de presentes para elevar vendas

Muitos lojistas já sabem, aceitar a troca de um presente pode ajudar a elevar as vendas. A políticas de trocas favorecem a ida do consumidor até a loja, momento em que o lojista pode aproveitar para oferecer mais alguns produtos.

Invista na divulgação digital da sua loja

Pense em campanhas de e-mail marketing, conteúdos para as redes sociais e posts no blog da sua loja. Com isso você atrai novos clientes e também estreita o relacionamento com seu público.

Invista em atendimento diferenciado

Com tanta concorrência, o consumidor tem o poder de escolher em qual loja vai realizar suas compras. Com preços e produtos semelhantes, o diferencial de uma loja deve ser o ótimo atendimento prestado.

Lojas Físicas

Treine a sua equipe e foque no melhor atendimento ao cliente. Não esqueça de evidenciar os benefícios dos seus produtos e da sua loja.

Lojas Virtuais

Você tem muitas ferramentas para fazer um atendimento diferenciado. Fique disponível em diversos canais, como chat no site da loja, redes sociais e WhatsApp. Produza conteúdos que ressaltem as qualidades do seu portfólio de produtos. Além da produção de vídeos, publicações no Instagram são ótimos para isso!

Use todos os canais de venda

Mesmo quem tem um comércio físico já percebeu que pode aumentar as vendas ao usar os canais muitos canais digitais disponíveis. Até mesmo porque não existem fronteiras para as vendas online.

Mas sabemos das dificuldades de competir com as grandes lojas do mundo virtual. Afinal, elas investem mais para aparecer nos resultados de busca e ficar em evidência nas redes sociais.

Aposte em outros canais de venda, como o marketplace, ele funciona como um shopping virtual que reúne produtos de diversas empresas em um único ambiente. Aproveite a grande audiência da Amazon, Shopee, Mercado Livre e outros marketplaces para revender seus produtos.

Compras usando o smartphone são tendência

Sabendo que mais de 97% dos acessos à internet são feitos por meio de smartphones e tablets, garante pesquisa da Telebrasil, é fundamental que a sua loja virtual proporcione uma ótima experiência aos usuários.

A sua loja virtual precisa ter um design responsivo ou uma versão mobile. Basicamente, os consumidores precisam encontrar e comprar os produtos que querem com facilidade!

 Ofereça todas as opções possíveis de pagamento

Segundo a associação brasileira das empresas de cartões de crédito e serviços (Abecs), os consumidores movimentaram R$ 2,6 trilhões de reais na economia em 2021 com cartões de crédito e débito.

Os lojistas que aceitam essa opção de pagamento saem na frente. Para o comércio físico, a solução está em ter uma maquininha de cartão.

Com várias opções para escolher, você pode aceitar as principais bandeiras de cartões e vender no débito, crédito e refeição e ainda parcelar as suas vendas em até 12 vezes, podendo receber o dinheiro das suas vendas de uma única vez.

Algumas empresas fornecem a maquininha sem a necessidade de pagar aluguel ou taxa de adesão.

Aceite diferentes formas de pagamento na sua loja virtual

Integre um sistema de pagamento na sua loja e passe a aceitar diferentes meios de pagamento, incluindo pix, transferência em conta, cartão de crédito e debito e também boleto. Os gateways de pagamento são sistemas que funcionam como uma maquininha de cartão virtual integrada à loja online.

Se ainda não tem uma loja virtual, mas deseja vender seus produtos nas redes sociais e pelo WhatsApp, você precisa conhecer serviços que são intermediadores de pagamento.

Um dos maiores e mais aceitos do mercado nacional é o PagSeguro do UOL, mas também existem outros serviços de pagamento que você pode utilizar na sua loja como o PayPal.

Dessa forma, o cliente têm acesso à plataforma para efetuar o pagamento com cartão de crédito, debito ou boleto bancário. Rápido, prático e, principalmente, seguro!

Aproveite as datas comemorativas profissionais também

Datas comemorativas profissionais são ótimos dias para aumentar as vendas da sua loja online ou física. Nessas ocasiões, se você vender equipamentos de segurança, você pode, por exemplo, criar promoções para o dia do bombeiro ou engenheiro e conseguir lucrar com isso. Mas se o seu espaço é sobre animais de estimação, os alvos podem ser veterinários, entre outros.

Em outras palavras, você pode aproveitar as datas dependendo da categoria em que sua loja online está localizada. Além disso, essas datas também são oportunidades para vender mais itens relacionados ao seu negócio.

Conclusão

Se sua empresa quer aproveitar as melhores datas comemorativas para aumentar  a receita, é importante criar estratégias que aproveitem as datas comemorativas do varejo, que incluem não só a famosa Black Friday, mas também datas como Dia das Mães e Natal. No entanto, não adianta tentar aproveitar datas que não têm relação com o segmento ou com a comunicação da sua empresa.

Portanto, o primeiro passo para aumentar as vendas é analisar todas as oportunidades, identificando quais podem ser aproveitadas pela empresa. Após a escolha das datas a serem trabalhadas, é hora de analisar quais ofertas serão feitas, como serão comunicadas, quem será o público e preparar a operação para atender às demandas.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.