Empreendedoras.net

Como obter sucesso ao começar um pequeno negócio seguindo 7 passos


Como obter sucesso ao começar um pequeno negócio seguindo 7 passos

Começar um pequeno negócio e ainda garantir sua sobrevivência não é uma façanha para muitas pessoas. Mais da metade dos novos negócios fecham antes do quinto aniversário.

Mas não se desespere porque existem técnicas para melhorar a probabilidade de sucesso em seu negócio, e quase todas envolvem a aplicação de métodos comprovados que são fáceis de assimilar.

Tudo se resume a fazer a coisa certa, quando você precisa. Aplicando fundamentos sólidos, você aumenta muito suas chances de sucesso. Confira os 7 passos para colocar seu novo negócio no rumo certo.

1. Prossiga metodicamente. Não se arrisque excessivamente.

É fácil argumentar que, ao contrário do mito popular, empresários altamente bem sucedidos não têm uma propensão tão grande para correr riscos como se poderia pensar.

Muitos empreendedores famosos costuma se comportar mais como predadores, movendo-se lentamente e com cautela, minimizando riscos e empreendendo em momentos estratégicos, quando as chances estão do seu lado.

2. Planejar efetivamente

Cada esforço que você coloca no planejamento multiplica exponencialmente seu sucesso na fase de inicio. Para um novo negócio, é tudo sobre um plano de negócios.

Empreendedores bem-sucedidos anotam metas específicas. Eles dedicam um esforço considerável a tarefas cruciais, como estudar seu mercado, definir estratégias de marketing e compilar previsões de fluxo de caixa. Eles também fazem contatos úteis dentro de sua indústria.

3. Estabeleça uma proposta de valor eficaz

Pode parecer muito complicado, mas isso tudo é apenas uma questão de garantir que seus produtos ou serviços sejam mais atraentes para os clientes do que seus concorrentes.

Empreendedores de sucesso sabem que não importa o quão boa seja sua oferta, eles só serão capazes de atrair clientes se tiverem uma vantagem comparativa óbvia.

4. É preciso se cercar das pessoas certas

Mesmo que ele se destaque em um determinado campo, é raro um empreendedor ser um especialista em tudo (vendas, contabilidade, operações, jurídico, etc.). Bons empreendedores sabem cercar-se de equipes eficazes para que seja mais simples alcançar os resultados desejados.

5. Financiamento de planos

Este passo crucial normalmente faz parte de um bom planejamento. O financiamento é o oxigênio essencial para a sobrevivência de uma empresa. Portanto, se acabar, é provável que o negócio também pare de funcionar, mesmo que tenha muito potencial.

Empreendedores de sucesso tomam medidas antecipadas para garantir que tenham acesso ao financiamento necessário. Potenciais investidores, parceiros e credores estão muito mais dispostos a apoiar um negócio quando fornecidos com planos detalhados desde o início.

6. Encontre fontes de ajuda

Governos municípios costumam oferecem uma grande variedade de recursos para ajudar novos empreendedores. Além disso, cada vez mais incubadoras de negócios e aceleradoras estão se especializando em iniciar negócios. Essas organizações são muito úteis para empreendedores que desejam desenvolver sua rede de negócios e trabalhar em um espaço colaborativo.

7. Pense a longo prazo

Quando entram no negócio, os empreendedores naturalmente se concentram nas primeiras semanas ou meses. No entanto, em muitas indústrias, os ciclos de oferta podem durar anos.

Por exemplo, um empreendedor que desenvolve novos softwares ou aplicativos no primeiro ano terá então que dedicar tempo considerável para satisfazer as necessidades do mercado. Ao pensar a longo prazo, os empreendedores podem garantir que tenham recursos suficientes para construir seus negócios em uma base sólida.