Empreendedoras.net

Saiba por que e como conhecer os produtos que você vende


Saiba por que e como conhecer os produtos que você vende

O produto é um elemento importante do seu posicionamento no mercado. Atrairá clientes, competirá e gerará receita.

E é por isso que suas características precisam ser estudadas de perto para atender às necessidades e expectativas do seu público.

O valor da comercialização do produto, que é trabalhar as suas características e especificações, pode fazer toda a diferença. Você sabe por que é preciso e como desenvolver o conhecimento dos produtos que você oferece?

Treinamento interno

Muitas empresas têm um programa de treinamento interno para vendedores, distribuidores, representantes e atacadistas. Esta é uma oportunidade para aprender mais sobre os produtos que você vende.

Em algumas áreas, estão previstas reuniões para apresentar as novas coleções ou mudanças realizadas em um determinado produto. Não hesite em participar e tirar todas as suas dúvidas.

Não é fácil conhecer todos os produtos perfeitamente e pode levar tempo para aprender as diferentes características. No entanto, os mais bem-sucedidos trabalham duro para adquirir esse conhecimento que é essencial para fazer mais vendas.

Se você deseja começar agora, selecione os 2 ou 3 produtos mais vendidos do catálogo e comece a aprender sobre ele. Se você acha que a empresa não está fornecendo informações suficientes, você vai ter que fazer algumas pesquisas sozinha.

O que você precisa saber sobre um produto?

Aqui está o que você precisa saber sobre um produto: seu nome, seu modelo, suas referências, se é o último lançado e o que ele tem além da versão anterior, seu produto é superior aos outros, seu funcionamento, as diferentes versões disponíveis, se estiver disponível em estoque e etc. Quanto mais você souber, mais fácil será para você vender, pois será fácil para você responder às perguntas dos clientes.

Onde encontrar essa informação?

Além do treinamento corporativo, você pode usar muitas ferramentas para obter informações sobre seus produtos. Dependendo dos artigos, você pode usar as folhas técnicas do fornecedor, o catálogo da empresa e manual de instruções. Para aproveitar a experiência e economizar algum templo, você pode perguntar aos seus colegas mais experientes se você tiver alguma dúvida.

O recomendável é experimentar o produto como se você fosse um novo cliente: tocar, usar, fazer testes, ver como ele funciona. Você vai se lembrar mais fácil das características e emoções que o produto lhe proporcionou, você vai ficar muito mais entusiasmada quando você contar aos seus clientes todos os benefícios que o produto tem a oferecer.

A importância de saber ouvir o cliente

Se os clientes tiverem alguma dúvida sobre o seu produto, ouça tudo até o fim. Eles lhe dão a oportunidade de saber o que é importante para eles e você será capaz de convencê-los. Mesmo depois de anos, às vezes um cliente pode fazer uma pergunta que você nunca imaginou, nós nunca terminamos de aprender!

Se você não sabe como responder a pergunta do cliente

A regra é sempre não inventar! Você não sabe como responder, não importa. Seja honesto com o cliente e diga que você ira estudar mais sobre o assunto. É pior se o cliente descobrir mais tarde que sua compra não corresponde ao que você disse a eles. Se você tiver a oportunidade de responder imediatamente à pergunta do cliente, por exemplo, ligando para o fornecedor ou seu supervisor, faça isso no momento. Caso contrário, diga a ele que você descobre o mais rápido possível. Sendo profissional, você aumenta suas chances de fechar a venda.

Além disso, as pessoas já estão fazendo pesquisas na internet antes da aquisição de um produto, então você precisa ter uma excelente preparação. Se o cliente sabe mais do que você, corre o risco de perder sua credibilidade.

Uma boa preparação torna a venda mais fácil e eficiente. Você estará mais confiante durante a conversa se souber exatamente do que está falando. Isso pode fazer a diferença entre você e seus concorrentes.

Estudando o mercado consumidor

A comercialização de produtos refere-se a estudos de mercado que determinam as necessidades dos consumidores. Refere-se também a decisões de mercado diretamente relacionadas ao produto ou serviço a ser comercializado. Também estamos falando de política de produtos.

A política do produto definirá as características técnicas e visuais do produto. Como preço, promoções e distribuição. A escolha do produto que você deseja trabalhar deve ser consistente com o resto dos elementos. Sabendo disso, você será capaz de se antecipar ao mercado altamente competitivo.

Apresentando o seu produto ou serviço

Se você oferecer um produto, descreva-o da melhor forma possível, dando suas características principais. Você também pode entrar em detalhes se você tiver vários produtos. Mostre acima de tudo quais são suas especificidades que o tornam algo único: saiba dizer onde está sua grande vantagem. Como atenderá às necessidades dos compradores? Está usando novas tecnologias?

Caso você ofereça um serviço

Se você oferecer um serviço, tente deixar claro em que condições ele será entregue e quais serão as diferentes etapas da produção deste serviço. Você também pode explicar quem estará fazendo este serviço. Se sua oferta reside em um site, a parte principal dessa parte será descrever a funcionalidade.

Você também discutirá os benefícios proporcionados, o ciclo de produção com as pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva, a possível localização, em suma tudo o que o define. Se for um site ou software, você saberá sobre os recursos, mas também a tecnologia usada.

Algumas dicas:

  • Se sua oferta for inovadora, compare o serviço ou produto com outras ofertas existentes no mercado.
  • Procure ser breve, o importante aqui é que o cliente entenda que sua solução atende à necessidade.
  • Mostre o lado inovador de seu produto o máximo possível
    Tente deixar claro porque você é o único que pode criar essa oferta, ou seja, suas vantagens.