Confira dicas para uma empresa obter sucesso na internacionalização


Confira dicas para uma empresa obter sucesso na internacionalização

A expansão geográfica é uma fonte de oportunidade considerável para uma empresa. Daremos no artigo um passo a passo com as principais razões e dicas para montar uma estratégia de internacionalização de sucesso.

Tentar a aventura empreendedora no exterior é um desafio assumido por cada vez mais brasileiros.

Para ter sucesso nesse desafio de internacionalização, a empresa pode exportar de seu país de origem ou também começar a investir no desenvolvimento de subsidiárias localizadas em mercados totalmente direcionados. Fazendo isso, podemos tornar possível:

  • Encontrar novos nichos de crescimento
  • Aumentar a visibilidade da empresa
  • Diversificar riscos
  • Atrair uma nova clientela
  • Reduzir os custos de mão de obra
  • Diminuição do custo médio de produção de um produto ou serviço resultante do aumento das quantidades produzidas.
  • Não depender de um único mercado

Como expandir sua empresa internacionalmente com sucesso?

Enquadrar a estratégia de internacionalização é o primeiro passo para uma expansão bem sucedida.  Existem três etapas simples que podem ser seguidas:

  1. Realizar um estudo de mercado.
  2. Construir uma oferta adaptada ao mercado
  3. Identificar os mercados internacionais menos difíceis de entrar

Importância de um bom planejamento

Não é raro encontrar casos de empresas que são referências em seu país de origem, mas que, ao tentar alçar voo para outras nações, acabam encontrando algumas dificuldades.

Além de contratar a ajuda de um especialista que assessora companhias brasileiras nos seus projetos de internacionalização, é possível seguir algumas etapas para melhores as chances de sucesso.

Apesar das boas oportunidades que existem, mesmo com (ou até graças) a fase difícil pela qual as economias do velho continente estão passando, é preciso que a empresa tenhas algumas iniciativas para o sucesso desta empreitada.

Dentro deste contexto, podemos listar oito dicas que podem ajudar empreendedores a alcançarem sucesso em suas estratégias de internacionalização.

1. Conheça a região pessoalmente

Se quiser empreender em um novo país, você deve primeiro conhecer a região. Não tome a decisão de investir longe de sua base sem ter informações e fazer uma análise detalhada.

2. Atuar em outro país pode exigir adaptações

Mesmo atuando num setor e se destacando nele, o mesmo segmento em outro país exige adaptações, principalmente se a distância física for grande. Não é possível copiar tudo o que da certo no pais de origem e esperar que o mesmo aconteça a nível internacional.

3. Conheça a cultura local

Muitas empresas erram ao se internacionalizar e não considerar as características, cultura e exigências do consumidor do mercado no qual estão entrando. Embora comum, é um erro fatal, pois comunica pouca atenção ao cliente e tende a fazer a empresa ser percebida como pouco ou nada conectada com seus consumidores.

4. Conheça as características do mercado

Em um país diferente, é essencial ter à frente da operação gente que conheça as características do mercado. Por isso, considere ter um time que reúna um gestor local e um do país de origem da companhia, que responderá pela operação estar alinhada também à cultura da empresa

5. Capital para adversidades

Empresas demoram para engrenar suas atividades em novos mercados. É algo comum e relacionado à curva de aprendizagem. É essencial, por isso, que os planos sejam firmados de maneira conservadora. Ou seja, é preciso ter capital disponível para eventuais turbulências iniciais na fase de adaptação.

6. Acompanhe um primeiro cliente, mas não se baseie nele

É uma boa opção chegar a um novo país por conta de um único cliente, referência sua no seu país de origem, mas é um erro basear-se unicamente neste cliente para traçar a estratégia de internacionalização. É fundamental reservar tempo e recursos para desenvolver novos clientes.

7. Metas claras para toda a equipe

Propor desafios tangíveis de maneira clara e objetiva é linguagem universal. Cientes de suas metas e estimulados com as possibilidades, os colaboradores rendem mais, fortalecendo a empresa como um todo.

8. Não existe chave do sucesso

O sucesso tem diversas causas. Chegar a um novo país pensando que o sucesso se deve a um único item específico pode ser um risco eminente de fracasso.

Conclusão

Como podemos perceber, precisamos adaptar a oferta a uma nova clientela. Dirigir um negócio internacional deve ser sinônimo de flexibilidade. As necessidades e expectativas não serão as mesmas dependendo do país ou da cultura. Além disso, pode-se desenvolver um produto sob medida que atenda aos padrões regulatórios e às lógicas de gestão local.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.