Empreendedoras.net

Como ser cabeleireiro


Tornar-se cabeleireiro é o sonho de muitas pessoas, mas como você se torna uma cabeleireira profissional? Que caminho de treinamento você precisa seguir para ser uma cabeleireira e ter o seu próprio salão de beleza? Quais são os requisitos para trabalhar como cabeleireira?

O negócio de cabeleireiro é uma profissão crescente e generalizada em nossa sociedade. Na verdade, há muitas meninas e meninos que optam por se tornar cabeleireiras  e barbeiros e realizar um trabalho criativo e gratificante que tem a ver com beleza e cuidados pessoais.

Para responder a cada pergunta, oferecemos-lhe um guia passo a passo com informações úteis sobre como se tornar um cabeleireiro de sucesso.

Como ser cabeleireiro

 

Qual é o papel do cabeleireiro?

Um salão de cabeleireiro ou barbearia é um local onde são oferecidos vários serviços estéticos, principalmente o corte de cabelo, mas outros geralmente são feitos, como barba, manicure, pedicure, etc. Quando se trata de muitos serviços diferentes, geralmente é chamado de salão de beleza.

O trabalho de cabeleireiro

O que faz o cabeleireiro profissional? A profissão é regulada pela lei Nº 12.592, de 18 de Janeiro de 2012. Dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, que introduziu o perfil profissional do cabeleireiro para reunir, em uma única figura, os diferentes papéis de barbeiro e cabeleireiro.

O cabeleireiro e barbeiro para homens ou mulheres realiza uma série de tratamentos e serviços destinados a melhorar, modificar, proteger e manter a aparência estética do cabelo.

Ele também precisa saber lidar com o corte e tratamento estético da barba. Também pode realizar tratamentos complementares, mas eles não devem envolver benefícios médicos, curativos ou de saúde. Além das atividades descritas acima, pode realizar manicure simples e pedicure estética.

O que um cabeleireiro faz?

Saber aconselhar: Como nem todo cliente tem ideias e gostos específicos, é importante que você possa dar conselhos adequados como um bom cabeleireiro. Para se ter um exemplo, você deve prestar atenção ao tipo, formato do rosto e idade. Se alguém estiver usando óculos, pode-se recomendar cortes específicos.

Lavar, arrumar, cortar, secar: antes que o cabeleireiro pegue a tesoura, é preciso lavar o cabelo. O xampu e o condicionador torna os fios mais macios e fáceis de pentear, facilitando o corte subsequente. Ao escolher os produtos cosméticos, é dada certa atenção aos aspectos ecológicos, pois muitos clientes valorizam a compatibilidade com a pele e sustentabilidade.

Tingimento e descoloração dos cabelos: existem muitas maneiras de tingir o cabelo, diferentes produtos e processos químicos que mudam de cor. Primeiro, as cores precisam ser misturadas. Por exemplo, o peróxido de hidrogênio é usado para branquear.

Aplicação de maquiagem nos clientes: O campo de atividade do cabeleireiro também inclui a aplicação de maquiagem na clientela. Você deve prestar atenção aos tipos e penteados respectivos e ajustar as cores da maquiagem de acordo com esses fatores.

Tarefas organizacionais: os cabeleireiros coordenam os compromissos dos clientes para que não precisem esperar muito tempo e estimar quanto tempo dura um compromisso. Eles também garantem que sempre haja materiais de trabalho e itens de cosméticos suficientes.

Suas tarefas incluem:

  • Lavar e cuidar dos cabelos
  • Cortar cabelo
  • Tingir o cabelo
  • Penteado
  • Conselhos aos clientes (penteado, cuidados com os cabelos, estilo de cabelo)
  • Cuidar das mãos e unhas dos clientes
  • Aplicar maquiagem
  • Vender produtos de beleza, cosméticos e de tratamento capilar

Torne-se um cabeleireiro profissional

Em nossa sociedade, a figura profissional do cabeleireiro é muito difundida e apreciada. Muitos homens e mulheres escolhem essa profissão que parece pagar bem, ser satisfatória ou bastante gratificante. Além disso, nos últimos anos, a profissão também obteve grande sucesso entre os homens. Aqui, portanto, é o procedimento a seguir para exercer a profissão regularmente. Vamos ver o que é preciso fazer para se tornar cabeleireiro.

Hoje, o cabeleireiro é um consultor de beleza real que, para atender aos gostos e necessidades dos clientes, deve atualizar-se constantemente para acompanhar as tendências atuais da moda e ficar por dentro das diferentes técnicas de trabalho.

Que requisitos você precisa para se tornar um cabeleireiro?

Do ponto de vista técnico, o conhecimento das características químicas dos corantes e do clareamento e tingimento é fundamental.

A cabeleireira deve conhecer todas as técnicas perfeitamente, estar atenta ao que faz, saber ouvir, permanecer discreta e saber respeitar o silêncio almejado por certos clientes.

Também é necessário ter uma preparação adequada sobre as mais recentes técnicas de corte e penteado, e métodos de tratamento utilizados para fazer mechas, tinturas, permanentes, extensões. O aspirante a cabeleireiro deve ser capaz de fazer penteados que se encaixam bem no rosto do cliente.

Tornando-se cabeleireiro: os requisitos

Para se tornar cabeleireiro, é necessário estar disponível para ouvir o cliente, entender seus gostos e solicitações, mas, acima de tudo, saber como cuidar deles. Portanto, além das habilidades técnicas descritas acima, as seguintes habilidades pessoais são essenciais:

  • Disponibilidade e prontidão para com o cliente;
  • Habilidades de escuta e relacionamento;
  • Sentido estético, imaginação e criatividade;
  • Senso de proporções e formas;
  • Habilidades manuais.

Como obter a qualificação adequada

Existem escolas de cabeleireiro? Para realizar a atividade de cabeleireiro, é melhor obter uma qualificação especial após passar por um exame teórico e prático precedido por um curso de formação de cabeleireiros.

Como posso ser qualificado? O empreendedor aspirante a cabeleireiro pode obter a qualificação desta forma:

Frequentar um curso de qualificação em uma escola de cabeleireiro, um curso de especialização prático ou um período de colocação em um salão de cabeleireiro ou curso especial de formação teórica.

A qualificação, ressaltamos, pode ser alcançada após a conclusão do curso escolhido. Os cursos para cabeleireiros, é bom especificar, podem ser realizados em instalações públicas e privadas reconhecidas e credenciadas para a liberação da qualificação profissional.

Por conseguinte, os certificados e diplomas emitidos em resultado da frequência de cursos de cabeleireiro (por exemplo, cursos de corte, cursos de cabeleireiro) que são autorizados pelos organismos competentes são válidos para fins de atividade profissional.

Escolas de beleza para se formar

Existem muitas escolas de cabeleireiros para você estudar. Na maioria dos casos, é preciso ter o ensino fundamental completo.

Caso ainda não saiba como começar, confira essa escolas, institutos, academias e universidades que oferecem os mais diferentes tipos de curso de cabeleireiro, dos básicos e gratuitos até às pós-graduações:

institutoloreal.com.br

jacquesjanine.com.br

institutoembelleze.com

education.wella.com

escolaladyelord.com.br

escolanonaka.com.br

academiaondina.com.br

pivotpoint.com.br

senac.br

eduk.com.br

escolateruya.com.br

O que você vai aprender?

O que fazemos no curso de cabeleireiro? Quanto tempo leva para fazer um curso de cabeleireiro? Em geral, no curso de cabeleireiro podemos aprender mais sobre a profissão ao conhecer as mais variadas técnicas utilizadas pelos grandes profissionais. Tratamentos, modelagem, cortes, colorações e a temida transformação capilar, que abrange alisamento, relaxamento e permanente.

Duração e valor do curso

Talvez seja necessário passar metade ou dois terços do dia aprendendo a profissão de cabeleireiro e a outra parte pode ser reservada para outras atividades cotidianas. Alguns professores focarão na prática, outros na teoria, como nas escolas tradicionais. Dessa forma, quando você terminar o ensino, poderá entrar diretamente no setor de penteados.

Quem não tem muito tempo disponível, também pode optar por fazer cursos de cabeleireiros pela Internet. Para cabeleireiro, 400 horas (de oito a dez meses) é o tempo médio para terminar o curso, sendo que isso pode variar de acordo com a instituição de ensino.

Quanto custa um curso de cabeleireiro?

O valor do curso também depende de muitos fatores, como, por exemplo, da região, horário das aulas e escola escolhida pelo aluno. Para se ter uma ideia, um curso de cabeleireiro no Senac pode chegar a R$4.000,00. No entanto, fazendo uma pesquisa online, podemos encontrar muitos cursos de cabeleireiros grátis e, talvez um seja adequado para as suas necessidades.

Como trabalhar como cabeleireiro

Após o término do curso, procure salões de cabeleireiro ou salões de beleza que estejam dispostos a contratar novos colaboradores. Envie sua inscrição, participe durante a entrevista e você será contratado! Da mesma forma, se você tiver dinheiro suficiente, poderá abrir seu próprio salão de cabeleireiro.

Que roupa de trabalho os cabeleireiros usam?

O cabeleireiros devem enfatizar seu sentimento de moda com as suas roupas, mas também não devem ser muito incomuns e, acima de tudo, dar importância a uma aparência bem cuidada.

O código de vestimenta pode ser diferente dependendo do local de trabalho do profissional. Às vezes, eles também precisam de roupas de proteção, como máscaras e luvas para tingir os cabelos. Como muito trabalho é feito em pé, sapatos confortáveis são ideais

Que tipo de personalidade eu preciso ter?

Artista: você é criativo e gosta de estilo e maquiagem. No entanto, você segue os desejos do cliente.

Criador de tendências: como criador de tendências, você não apenas se apresenta com estilo e criatividade, mas também está sempre estudando e se atualizado com as últimas tendências.

Especialistas em pessoas: como você gasta muito tempo com outras pessoas, pode avaliar bem seus colegas seres humanos e saber quão incomuns suas sugestões podem ser durante uma consulta de tipo.

Qual é o salário de um cabeleireiro?

O salário de um cabeleireiro iniciante geralmente é o salário mínimo. Os funcionários também podem receber participação nos lucros. Após a experiência profissional, o salário mensal bruto pode ascender bastante, dependendo do local de trabalho escolhido e capacidade profissional.

Abrindo seu próprio salão

Se você é empreendedor, pode até começar seu próprio negócio abrindo seu salão ou se tornando um cabeleireiro à domicilio. Além disso, existem outras possibilidades como, por exemplo, recorrer ao penteado artístico, trabalhar no setor da moda ou do entretenimento.

Não só atender o cliente, o empresario precisará estar por dentro de toda a parte burocrática. Toda a parte de gerenciamento de negócios (contabilidade, pedidos de produtos, faturamento, pagamento).

Se você quer ter o seu próprio estabelecimento e precisa de ajuda para começar, pode conferir o artigo de como montar um salão de beleza do Sebrae. No artigo, você vai ter uma apresentação do negócio, conhecer um pouco o mercado, entender como escolher uma boa localização e ficar por dentro de todas as exigências legais e específicas, todo o conjunto de recursos necessários para o pleno funcionamento do salão, quantidade de profissionais, que está relacionada ao porte do empreendimento e aos serviços oferecidos e total de investimento necessário e estimativa de lucro.

Como se tornar um empreendedor de sucesso e cabeleireiro?

Como ter sucesso como cabeleireira e empresária? Esta pergunta pode incomodar bastante os novos empreendedores.

Ser cabeleireiro ou empresário?

O empreendedorismo do cabeleireiro surgiu recentemente. Antigamente, para se tornar um profissional no ramo, bastava ser um aprendiz e ganhar experiência com o decorrer do tempo. No entanto, as coisas mudaram e os clientes se tornam cada vez mais exigentes.

Em resumo, hoje não é mais suficiente ser bom em cortar e modelar os cabelos. Devemos tentar melhorar nossas qualidades continuamente.

Pode parecer fácil de ser cabeleireiro, mas difícil de se tornar um empreendedor. Iniciar um negócio pode parecer bastante complicado, e essa área ainda é pouco conhecida por nós. Talvez seja por isso que podemos pensar que é fácil se tornar um cabeleireiro, mas ter um salão de beleza bem-sucedido é difícil.

É por esse motivo que temos tantos cabeleireiros e tão poucos proprietários de salão de beleza bens sucedidos. No primeiro caso, é necessário ser capaz de adaptar-se bem aos processos do serviço e, no segundo caso, é necessário ser capaz de gerenciar a empresa e vários funcionários, para que toda a estrutura funcione bem. Por isso, é preciso que você entenda os objetivos do negócio como empreendedor.

Requisitos Adicionais

  • Destacar-se entre os muitos outros profissionais do mesmo segmento é fundamental para obter sucesso nessa profissão.
  • É preciso saber aconselhar seus clientes, oferecer-lhes novos produtos, vê-los sair satisfeitos do salão e estar sempre pronto para recebê-los depois. Um profissional bastante requisitado pode acabar ocupado o dia todo.
  • Não há desemprego nessa profissão! Este trabalho é muito requisitado e profissionais qualificados são bem disputados.
  • O trabalho requer muita energia e responsabilidade para cuidar dos cabelos dos clientes.

Informações Complementares

  • Se você não consegue encontrar um curso que atenda todas as suas necessidades, pergunte ao seu cabeleireiro em que instituição ele cursou.
  • É preciso ter bastante disposição, é um trabalho cansativo, porque precisamos permanecer de pé e trabalhar nos fins de semana e feriados.
  • Além disso, é preciso verificar as alergias que você talvez poça ter, por causa dos produtos, que são muito restritivos.
  • Para exercer esta profissão, você não deve ter medo de contato físico. Você também precisa ser uma maquiadora, conhecer as técnicas, acompanhar as novas tendências.
  • Domine sua técnica para ser o mais perfeccionista possível.
  • Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, também pode cursar um curso de cosmetologia ( ciência que estuda os produtos cosméticos ).