Empreendedoras.net

Como me tornar uma Secretária Remota (Assistente Virtual)


Então você gostaria de se tornar uma secretária remota e trabalhar em casa?

Isso é possível e iremos explicar como começar a empreender de forma autônoma gastando muito pouco com essa atividades.

Você está certa porque o trabalho da empreendedora autônoma de secretária remota permite que você seja sua própria chefe, para controlar seu próprio horário de trabalho e ganhar mais dinheiro do que em um trabalho assalariado comum.

 

Como me tornar uma Secretária Remota (Assistente Virtual)

O que é uma secretária remota (Assistente Virtual)?

Uma secretária independente trabalha em sua maioria de forma autônoma. Ela oferece seus serviços administrativos para empresas, mas em vez de ser uma funcionária, ela tem o status de microempreendedora.

Em vez de trabalhar para um chefe, você pode ter quantos clientes quiser! Assim, não só você pode escolher seus horários, mas além disso, você pode obter um salário muito melhor do que em um trabalho assalariado!

Informações importantes

Se você deseja se destacar nessa área e ter alguma garantia legal, é importante que você tenha um registro de trabalhador autônomo. Você também pode se tonar uma microempreendedora individual. O MEI é uma pessoa jurídica (Empresa) sem complicações e com diversos benefícios para o empreendedor autônomo. O valor das contribuições previdenciárias a pagar é baixo e não corresponde ao faturamento.

Quais são os deveres de uma secretária remota?

Uma secretária independente virtual gerencia o aspecto administrativo de seus clientes, assim como uma secretária assalariada faria no seu emprego habitual.

Em geral, ela pode lidar com tarefas corriqueiras como abrir mensagens de e-mails, marcar reuniões, escrever relatórios, rastrear encomendas, faturar e gerenciar compras de pessoas ou empresas, cobrar dívidas e até mesmo realizar alguns recursos humanos.

Se você estiver realizando um bom serviço, alguns proprietários de empresas podem simplesmente pedir que você se torne seu assistente virtual pessoal. Isso pode aumentar a sua renda varias vezes.

Uma secretária independente pode trabalhar para:

  • Empresas, associações e outras organizações
  • Pessoas físicas (por exemplo, auxiliar idosos a pagar contas) para auxiliá-los em tarefas administrativas rotineiras.

Se você fornece os seus serviços para indivíduos, você será considerado um provedor de serviços pessoais.

Quanto um secretário independente ganha?

Para se tornar um secretário independente, você deve ser um empreendedor. Então você tem que ser tudo o que faz um empreendedor ser bem sucedido. Na verdade, você terá que procurar clientes online ou pessoalmente para montar o seu negócio independente. Mas o resultado pode ir além de suas expectativas.

No entanto, no Brasil, os honorários de pagamento de uma secretária remota do infelizmente não são muito altas. Portanto, você terá que encontrar de muitos clientes.

Para ganhar bastante, uma secretaria autônoma deve trabalhar pelo menos 30 horas por semana. Basicamente, você precisará encontrar vários clientes e trabalhar algumas horas por semana para cada um deles.

Encontrar esses clientes nem sempre é fácil. Em geral, secretárias independentes cobram entre 80 e 150 reais por hora. Claro, quanto mais experiência você tem, mais você pode aumentar suas taxas.

Como me tornar uma secretária autônoma?

Para se tornar uma secretária independente, você deve escolher sua localização, aprender sobre os auxílios a que você tem direito como microempreendedora, escolher em que área deseja atuar, sua oferta de serviço e definir seu plano de ação de negócios. Para organizar-se, você também precisa fazer uma lista do que você vai oferecer às empresas.

É necessário criar um plano de negócios relacionado ao método que você escolheu atuar Também defina sua oferta e taxas para cada tipo de tarefa administrativa. Finalmente, você precisa criar um plano de negócios para fazer o seu negócio crescer. Como você vai encontrar clientes? Que ferramentas você vai precisar comprar? Como exatamente você vai ganhar o seu dinheiro com essa atividade?

Material de trabalho de uma Secretária Remota

Você precisará comprar algumas ferramentas essenciais para trabalhar como secretária independente:

  • Uma conexão com a Internet de alta velocidade e um computador de alto desempenho.
  • Uma impressora multifuncional
  • Software do Microsoft Office.
  • Se necessário, um software de edição de imagens como o da Adobe. Photoshop.
  • Equipamento básico como telefone de escritório, fone de ouvido com microfone.
  • Uma cadeira de escritório confortável
  • Um armário para guardar papeis e arquivos

Se você mora sozinha ou não, é melhor montar um escritório em uma parte tranquila da sua casa.

Existe treinamento para se tornar uma secretária autônoma?

Trabalhar como secretaria autônoma é uma atividade não regulamentada. Você não precisa de um certificado ou diploma para exerecer a atividade, você será uma prestadora de serviços independente. Qualquer um pode se tornar uma secretária independente, desde que você tenha as habilidade certas.

É claro que obter uma qualificação de gestão vai torná-la mais confiável aos clientes e fazê-los querer contratá-la mais facilmente.

Quais são as habilidades para se tornar uma secretaria autônoma?

Você precisa ser capaz de adaptar-se a diferentes clientes e tipos de indústrias. Você também precisará ser uma pessoa bastante organizada, e capaz de trabalhar em qualquer horário. Você precisará ter habilidades de escrita e boa fala, pois você poderá precisar conversar com muitas pessoas pelo telefone ou através de videoschamadas ou chamadas em grupo.

Se você ainda não sabe como digitar em um teclado de computador ou enviar um e-mail, você terá que fazer um curso de digitação ou de computador para aprender. O Office será sua principal ferramenta. Você precisa saber como usar Excel, Word, Outlook etc.

Finalmente, você precisará ser profissionalmente consciente e discreta. Você precisará gerenciar dados confidenciais para empresas. Então é preciso ter boa conduta e ser bastante confiavel. Sua reputação é sua melhor aliada para conseguir novos clientes.

Como encontro clientes?

1 – Defina sua oferta

Primeiro, você precisa definir sua oferta de emprego para empresas ou indivíduos:

  • Que tarefas você vai realizar?
  • Qual é a sua disponibilidade atual?
  • Você concorda em trabalhar em um local estabelecido pelo empregador de vez em quando?
  • Quais são seus valores?
  • Que qualidades adicionais você oferece às empresas?

2 – É preciso especializar-se

Especializar-se em áreas como construção civil, médica ou legal pode ser uma boa ideia. Conhecer o vocabulário específico dessas áreas pode lhe dar uma vantagem sobre outras secretárias domésticas.

Ser bilíngue ou mesmo trilíngue também pode ajudá-la a encontrar muitos clientes internacionais. Esses são tipos de especializações que podem permitir que você consiga ganhar mais em relação aos seus concorrentes.

3 – Encontrar novos clientes

Você terá que se aproximar de seus potenciais clientes, por telefone ou e-mail. Crie um site onde você se apresenta e descreve o que você sabe fazer. WordPress é uma excelente plataforma para criar um site. Você pode até mesmo criar uma página de perfil gratuita para divulgar os seus serviços ou perfis sociais. Um bom exemplo disso é o site about.me.

Não hesite em se inscrever em plataformas de contratação de serviços para encontrar clientes ou procurar nossas ofertas de emprego.

Pense na divulgação dos seus serviços, pergunte à sua família ou amigos se eles conhecem pessoas ou empresas que precisam de uma secretaria autônoma. Tente também ter empatia com outras secretárias independentes para que elas ajudem você a começar.

Que status legal para se tornar um secretário independente?

Em geral, secretários independentes são microempreendedores. Você não vai ter que gastar dinheiro para ter esse status, e é muito fácil de conseguir!

Visite o site do microempreendedor MEI para se declarar como microempreendedor.

Existem outras possibilidades, como a criação de uma pequena empresa individual ou comercial.

Se você é tímida, você vai ter que fazer um esforço para dar o primeiro passo! Você precisará estabelecer uma relação de confiança com essas empresas. Não há como fornecer trabalho sendo descuidado, você terá que impressioná-los desde o primeiro contato para que consiga trabalhar com eles por muito tempo. Ter uma rede social profissional no LinkedIn e posta avaliações positivas e referências de ex-clientes ou empregadores é realmente importante.

Para encontrar clientes, faça uma prospecção direta ou crie um site para demonstar os serviços que você está disposta a oferecer. Redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) também podem permitir que você divulguem seus serviços.

Na verdade, você terá que aprender a vender seus serviços como uma vendedora empreendedora de verdade.