Empreendedoras.net

Empreendedorismo depois dos 40 é possível


Se você fosse pegar a lista das personalidades mais ricas do mundo, talvez você perceba imediatamente que entre os primeiros lugares não estão figuras ilustres de entretenimento ou do esporte. Pelo contrário, todos são empreendedores. Talvez você se oponha que muitos deles se tornaram bilionários antes dos 40 anos, e que alguns deles ainda não se tornaram.

Mark Zuckerberg tem menos de 40 anos, e seu Facebook ainda continua sendo a rede social mais usada, e o terceiro site mais acessado no mundo. Não se preocupe, você não é velho. Na verdade, você ainda é novo para começar seu próprio negócio. Sabia que Harland Sanders,o fundador do KFC, começou sua própria rede de fast food aos 65 anos?

Como podemos perceber, empreender sozinho aos 40 anos é possível, e a idade também poderá ser favorável e ainda trazer uma série de vantagens que deixaremos neste artigo.

Empreendedorismo depois dos 40 é possível

Leia também: como obter sucesso ao abrir meu próprio negócio

A primeira habilidade para começar a sua própria aos 40 anos de idade? Experiência

Geralmente, qualquer pessoa com mais de 40 anos traz consigo uma riqueza de experiência, tanto na vida quanto no trabalho. A experiência do passado pode ajudar a traçar seu caminho de forma negativa ou positiva, e com essa experiência você provavelmente será capaz de distinguir o que é melhor ou não para o seu futuro.

Você será capaz de concentrar-se em seu objetivo da melhor maneira do que um jovem de 20 anos conseguiria, que ainda não encontrou o seu lugar no mundo.

Além disso, o trabalho passado, inclusive como funcionário, permitirá que você entenda e olhe criticamente para o funcionamento de determinados setores do seu próprio empreendimento.

As habilidades adquiridas e consolidadas serão reempregadas para suas novas ideias de negócios, e ajudarão você a construir seu novo negócio de sucesso.

O senso de responsabilidade

Aos quarenta anos, muitas vezes uma família foi formada, e as responsabilidades associadas a elas são consideráveis. Há o financiamento da casa para pagar, a mensalidade da escola das crianças, o financiamento do carro, e assim por diante.

A escolha de mudar de emprego aos 40 anos é frequentemente afetada pelo anseio de criticas vindas dos familiares, especialmente em um momento como este, marcado por uma crise econômica.

A questão neste momento é: qual é o tamanho da sua vontade de empreender? Acreditar fortemente em algo é a força do sucesso por trás de todas as ideias inovadoras de negócios. Algo que vem sendo pensado há muito tempo, e nos faz acreditar que vale a pena investir tempo e dinheiro em nossa própria ideia de negócio rentável.

Para ganhar dinheiro, o empreendimento precisará ser inovador. Lembre-se que a inovação não é necessariamente sinônimo de invenção. O senso de responsabilidade, permitirá que você se mova nas escolhas de negócios de forma cautelosa e você avaliará os riscos com extremo cuidado.

A rede de contatos

Em alguns aspectos, iniciar seu próprio negócio aos 40 anos poderia ser ainda mais simples do que começar a trabalhar sozinho aos 20 anos. A experiência é sempre favorável no desenvolvimento do seu negócio.

Nos anos que você passou se trabalhando no seu antigo emprego, ou com experiência de trabalho autônomo nos mais diversos setores, você poderá ter desenvolvido sua rede de contatos própria. É hora usar isso ao seu favor! Utilize seus contatos para ajudar a fazer o seu negócio crescer.

Mostre para os seus contatos os serviços que você será capaz de oferecer, e ofereceça os seus melhores serviços. Cada contato também possui a sua própria rede de contatos para a qual eles podem falar bem sobre o seu negócio, permitindo que você amplie sua captação de clientes.

Ser resiliente

Aqueles que estão decididos montar seu próprio negócio aos 40 anos provavelmente terão adquirido uma boa dose de resiliência. No entanto, é preciso ficar atento para não confundir esse termo com a palavra resistência. Psicologicamente, a resiliência é aceita como a capacidade de uma pessoa responder positivamente a eventos traumáticos.

Ter algumas ideias para montar seu próprio negócio também significa levar em conta possíveis mudanças do projeto original. Normalmente, um homem de 40 anos em sua vida terá passado por a inúmeros testes, alguns negativos e outros positivos.

A capacidade de reagir a eventos que fazem a consciência não desistir, são características que podem e devem ser transferidas para a gestão da empresa. O mercado é muitas vezes um local incerto. Você terá que ser um empreendedora habilidoso, calcular precisamente os eventos, e acima de tudo saber como remediar os danos que seu negócio sofrerá.

É possível começar o seu próprio negócio aos 40, assim como você pode montar o seu próprio negócio em qualquer idade. Seja forte e obtenha uma ideia inovadora, acredite, arrisque e avalie porque essa é a única maneira de seu negócio começar!