Empreendedoras.net

Os 5 erros mas comuns a evitar ao iniciar um negócio


Começar um novo negócio pode ser uma jornada que requer coragem e determinação. No entanto, se você começar com uma boa base, todo o resto já parecerá muito mais fácil.

Portanto, é muito importante conhecer os poucos erros mais comuns a evitar quando você deseja ser o seu próprio patrão e embarcar na fascinante aventura do empreendedorismo.

Além das adversidades que surgem com o tempo de abertura do negócio, existem alguns erros comuns que todos os empreendedores novatos podem evitar.

Os 5 erros mas comuns a evitar ao iniciar um negócio

Os 5 erros mas comuns a evitar ao iniciar um negócio

Ocultar sua ideia a todo custo

O primeiro erro ao iniciar um negócio é achar que é preciso esconder sua ideia inovadora a todo custo para evitar ser copiada. Quando alguém tem uma ideia de negócio que considera muito boa ou até inovadora, costuma-se escondê-la a todo custo por medo de ser utilizada sem o seu consentimento. Essa não é uma idéia boa porque é importante receber as opiniões construtivas de especialista, profissionais do setor e daqueles que o rodeiam. No entanto, faça um esforço para proteger legalmente sua idéia e fale sobre ela sem hesitação, para dar vida a ela o mais rápido possível.

É preciso estruturar a empresa

Escolher uma estrutura ruim da empresa é o segundo erro comum que precisamos evitar. Uma má escolha pode impedi-lo de receber investimentos dos investidores e isso pode ter consequências catastróficas.

Escolha corretamente seu parceiro de negócio.

Construir e administrar um negócio é difícil e muitos empreendedores optam por fazê-lo com um sócio. Em muitos casos, isso é realmente uma ótima idéia, mas apenas se você souber escolher corretamente seu parceiro.

Embora seja comum se associar a um amigo, seja por questões de afinidade ou confiança, eles nem sempre são os melhores parceiros de negócio. O parceiro ideal deve ser um empreendedor e seu perfil deve complementar o seu. Também é essencial que sua visão do negócio seja a mesma desde o início.

Não negligenciar sua pesquisa de mercado.

Uma idéia útil é bastante fácil de encontrar mas uma ideia que revolucionará todo um mercado é muito mais difícil. No entanto, para saber se uma ideia é algo que pode transformar todo mercado, é preciso descobrir se ela tem mesmo todo esse potencial, é preciso iniciar analisando o segmento de mercado no qual a sua empresa atuará. Se você não tem nenhum concorrente, isso pode significar que a atividade não é lucrativa ou que você está começando um novo nicho de mercado.

Crie uma empresa pelos motivos certos.

Muitos empreendedores esperam ganhar dinheiro trabalhando o mínimo possível e satisfazendo seus desejos de poder e autoridade. No entanto, o sucesso geralmente começa ao contrário.

Um empreendedor de verdade que não tem grande capital para investir precisa trabalhar duas vezes mais que um funcionário, às vezes sem receber qualquer pagamento. Quanto à autoridade, um bom empreendedor reconhece a importância dos seus funcionários. Seu envolvimento na empresa e com os funcionários deve ser suficiente para torná-lo um líder.