Empreendedoras.net

Como ser um representante de produtos ortopédicos


Representante de produtos ortopédicos

Representantes de vendas de produtos ortopédicos conectam um fabricante de dispositivos ortopédicos a seus clientes, falando sobre os produtos com médicos, enfermeiros e administradores hospitalares.

Representantes de vendas ortopédicos podem ganhar um salário mensal ou de acordo com as suas vendas, sendo que os lucros costuma subir consideravelmente no seu segundo ano de trabalho.

Embora especialistas notem que o campo é competitivo, tornar-se um representante de vendas ortopédica depende solidamente de obter muita experiência em vendas, clientes, entender conceitos de marketing e aprender como os ortopedistas pensam.

Estudando Sobre o Assunto

Se você nunca trabalhou como representante, precisa adquirir experiência sobre o assunto já que você será o responsável por encontrar os melhores clientes, realizar negociações e vendas externas de serviços e produtos.

Complete um curso de representante comercial. Embora você possa ver descrições de trabalho para um representante de vendas ortopédica que não exija um curso especifico, a maioria dos trabalhos exigem uma carteira de clientes ou certa especialização.

Como você vai falar diariamente com médicos e enfermeiros, você precisa ser entendido sobre o assunto, não só sobre os produtos que a sua empresa revende, mas também sobre o campo da ortopedia em geral.

Trabalhar como representante de produtos ortopédicos muitas vezes envolve a compreensão de um complexo catálogo de itens e mix de técnicas de vendas, dispositivos ortopédicos, instrumentos cirúrgicos e procedimentos médicos são coisas importantes que precisam ser estudas.

Cursos de Graduação

Não é exigido uma formação específica ou diploma em curso superior. No entanto, você pode especializar-se também ao fazer cursos superiores com especialidade em representação comercial.

Informações sobre a atividade

Você pode acessar o site confere.org.br do conselho federal dos representantes comerciais para consultar as dúvidas frequentes, registrar-se no core e conferir diferentes noticias sobre o assunto.

Além disso, você também pode querer acessar o portal da sociedade brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Atividades do Representante

  • Atuação em vendas dos produtos da empresa que deseja representar
  • Expansão e distribuição dos produtos da marca.
  • Atender clínicas, hospitais, médicos e profissionais.
  • Responsável pelos trâmites administrativos e financeiros dos pedidos efetuados.

Requisitos para ser Representante Ortopédico

Embora não seja uma regra, os principais requisitos para ser um representante comercial são:

  • Ser pessoa física ou jurídica.
  • Telefones fixo e celular.
  • Endereço físico.
  • Disponibilidade de horário.
  • Conhecimentos básicos em computação.
  • Carteira de motorista e veiculo próprio.
  • Ter uma boa comunicação com os clientes.
  • Planejamento.
  • Experiência.
  • Capacidade de negociação.
  • Conhecer a empresa e os produtos.
  • Possuir notebook.
  • Ter disponibilidade para viajar.
  • Conhecer a concorrência.
  • Conhecer o mercado e o perfil dos clientes.

Experiência em representação

É preferível adquirir pelo menos um a dois anos de experiência em vendas, preferencialmente em vendas médicas. Quase todas as vagas abertas para representantes de produtos ortopédicos exigem pelo menos dois anos de experiência em vendas.

A experiência de venda para médicos ortopedistas, enfermeiros ou funcionários do hospital e clinica medica é ideal, uma vez que são mercados especializados que exigem estilos específicos de venda incomuns.

Entender como trabalhar em um território de vendas, aprender as melhores práticas em técnicas de venda e aperfeiçoar como você comercializa um produto com sucesso para os clientes são habilidades que você precisará aprimorar.

Encontrando os primeiros clientes

Visite conselhos de trabalho especializados em marketing e vendas e rede através de organizações comunitárias, feiras hospitalares, clubes ou câmara de comércio local.

Organizações comunitárias e sindicatos também irão expô-lo a contatos que podem ajudá-lo a ganhar experiência de vendas.

Voluntarie-se para organizações comunitárias que tratam do assunto e isso o ajudará a entender como os ortopedistas pensam e agem, ou grupos que podem ajudar a ganhar habilidades de representação.

Inscreva-se para uma vaga de trabalho de vendas ortopédicas. Envie seu currículo e qualificações através do site de uma determinada empresa, ou aplicativos para candidatar-se através de um quadro de trabalho:

  • https://www.empregos.com.br
  • https://www.vagas.com.br
  • https://www.reachr.com.br
  • https://www.catho.com.br

Como alternativa, você pode compartilhar a sua experiência em sites profissionais como o LinkedIn, são todas as formas de se candidatar a um trabalho de representação de vendas ortopédica.

Antes de passar por uma entrevista de trabalho de representação de produtos ortopédicos, você precisa de foco em suas realizações, projetar energia positiva e garantir uma aparência sóbria e profissional.

Embora a experiência adicional em saúde, como um estágio na área hospitalar ou experiência como técnico cirúrgico possa lhe dar uma ligeira vantagem sobre outros candidatos, em última análise, os gerentes de vendas dos fabricantes de dispositivos ortopédicos estão procurando profissionais de vendas experientes.

Centros de treinamento de especialização com fins lucrativos oferecem cursos que ensinam a equipe de vendas com experiência em vendas não médicas ao mercado ortopédico. No entanto, os pré-requisitos para admissão a esses cursos são baseados em experiência previa em representação.

Treinamento

Muitas empresas de dispositivos ortopédicos exigem que os representantes de vendas passem por um treinamento exclusivo da empresa e da marca que será representada antes de poder trabalhar para a empresa, podendo ser incluído técnicas de comunicação interpessoal, conceitos básicos de biologia a métodos particulares de perfil do cliente para treinamento prático com produtos em uma sala de cirurgia simulada, onde os representantes de vendas podem aprender como funciona o equipamento ortopédico de sua nova empresa.

Descrição do trabalho

Representar um fabricante de produtos ortopédicos (próteses e órteses). O papel do representante consiste em três componentes; vender para hospitais, vender para distribuidores de varejo e vender para cirurgiões ortopédicos.

O trabalho também exige estar muito envolvido nas contas, e inclui treinamentos que levarão o representante a dar apoio aos varejistas e ter um papel de influência com os cirurgiões, apresentando-os com os benefícios e funções dos produtos.

O candidato ideal tem experiência em vendas, conhecimento técnico e um lado formativo. O candidato também deve ter interesse em anatomia, conhecimento de biologia e deve ter vendido para os mesmos tipos de clientes.

Fabricantes de Equipamentos Ortopédicos

Para que você consiga atuar nessa profissão rapidamente, você pode acessar os sites dos principais fabricantes de produtos ortopédicos. Depois disso, você pode entrar em contato com a empresa e encaminhar o seu currículo. Como alternativa, você também pode procurar por distribuidores e empresas atacadistas.

Comêrcio de produtos ortopédicos

Com o surgimento dessa disciplina médica chamada ortopedia, vários setores de atividade surgiram. Um dos mais extensos é o comércio de produtos ortopédicos. Normalmente praticada por um profissional ortopédico, essa atividade tem se espalhado para todos os outros negócios fora da área da saúde. Os produtos ortopédicos, outrora adorados, multiplicaram-se e as opiniões tornaram-se mais matizadas em relação a eles.