Empreendedoras.net

Como ser um bom palestrante: 5 Dicas Simples e Eficientes


Ninguém contrata um palestrante pelo simples fato de contratar, mas procura os seus serviços pelo conteúdo ou tema que ele apresenta.

Um palestrante sem conteúdo pode ser chamado de um locutor, orador ou até mestre de cerimônias, caso tenha ou desenvolva capacidade de comunicação, pois, nesses casos, o conteúdo é fornecido pelo contratante.

Um bom palestrante é contratado por seu conteúdo e a forma que traduz esse conteúdo para seu público. Não basta querer se tornar um palestrante se você não tiver o que palestrar.

Como ser um grande palestrante

Palestrantes bem sucedidos são pessoas dinâmicas que sabem como se comunicar. Se você quer se tornar uma pessoa dinâmica que sabe como se comunicar, você precisa dominar três coisas.

  1. Para se tornar um bom palestrante, você precisa aprender a escrever de forma clara e sucinta.
  2. Você precisa ser capaz de apresentar a si mesmo e seu tema de forma eficaz, diante de um grande grupo de pessoas.
  3. Finalmente, você precisa estar atento ao seu público.

5 Dicas para ser um bom palestrante

Falar publicamente é uma das maneiras mais eficazes de avançar na sua carreira. Se você é um bom palestrante, você pode fechar uma venda, defender seu ponto de vista, ser respeitado pela sua equipe ou, mais simplesmente, melhorar todas as suas interações, sejam profissionais ou pessoais. Aqui estão 5 dicas para você começar.

Parecer confiável

A chave para ser um bom palestrante é parecer confiável. Estar bem informado sobre o assunto com o que você está lidando, ser percebido como um especialista em sua área é crucial. Se este não for o caso, seu público não vai ouvi-lo e você vai passar na melhor das hipóteses para um orador. Então domine seu assunto.

Segure a atenção do público

Seu trabalho como palestrante é cuidar da atenção do público. Segure a atenção do público pela forma como você se expressa, lembre-se de usar silêncios! Faça uma impressão favorável dominando seu assunto e a simpatia que você dá. Saiba o que fazer com as mãos e responda às perguntas do público no final do seu discurso, se você não tem a resposta, não faça as coisas, apenas diga que não sabe, mas você pode obter essa resposta e passá-la um pouco mais tarde.

Faça contato visual ao olhar para uma pessoa tempo suficiente para entregar um pensamento completo, em seguida, passe para outra pessoa e assim por diante. Quando você fizer isso, todos na plateia sentirão que você está falando com eles.

É preciso estar sempre preparado

Procure não cometer erros amadores. Não se esqueça de verificar o material audiovisual com antecedência. Dependendo da sala, do som de fundo, do seu  equipamento, tudo vai depender, então, sempre faça testes de som. Muitos bons palestrantes preparam sua apresentação e depois ensaiam para ver suas falhas e, assim, corrigi-las.

Seja mais confiante

Por que você deveria se tornar um orador talentoso? Simplesmente porque isso vai deixá-lo mais confiante. Você se tornará mais convincente e confortável com qualquer tipo de público. Seja seus parceiros profissionais, sua equipe ou para montar um novo negócio.

Ser um bom orador é ser uma pessoa carismática

Se há uma coisa que pode permitir que você rapidamente se torne um bom palestrante, é desenvolver seu carisma. Tornar-se um palestrante carismático significa ser capaz de capturar facilmente a atenção do seu público. É também para ser ouvido quando falamos, a fim de ser capaz de melhor convencer ou transmitir nossas ideias. Então, para ser um palestrante carismático, você terá que trabalhar em 2 coisas: sua liderança, e seu charme.

Palestrante é formado pela bagagem

Um palestrante é formado pela bagagem em sua área de atuação, o que se pode fazer é preparar esse  futuro palestrante nas formas de compartilhar, explanar e dividir esse conteúdo a quem procura por esse conhecimento.

É claro que um pouco de espetáculo também faz parte de uma palestra, e os organizadores de eventos procuram bastante por isso, mas esse chamativo somente serve para capturar a atenção para seu assunto e torná-lo mais interessante. Afinal, saber como atrair os olhares é vital para um bom palestrante.

Dentro desse universo, incluo também as palestras chamadas de palestras técnicas, com uma boa oratória, uma boa apresentação baseada em técnicas de apresentação, sempre vão ser melhores que alguém lendo textos ou transparências no palco.

Deixe para que as pessoas não o contratem pela diversão e, sim, pelo seu conteúdo. Para isso, saiba como escrever seus manuais, como explorar seus assuntos e a forma de apresentação, sem nunca deixar de cuidar da abertura e, claro, da finalização.

Mais que tudo, cuidado para você ser contratado pelo seu conteúdo! Se você proporcionar muita diversão e entretenimento, você poderá se tornar humorista, mágico ou performer.

Dá para perceber que, sem técnicas de como montar seu manual, transformar seu conhecimento em algo aplicável ao dia a dia das pessoas ou empresas e obter a participação e interesse dos participantes, você não vai chegar a lugar nenhum.

Discurso bem estruturado

Mesmo as pessoas que estão acostumadas a fazer discursos públicos se preocupam com a eficácia de sua entrega. Felizmente, é muito simples melhorar suas habilidades de falar. Prepare um discurso bem estruturado sob medida para as pessoas com quem você falará e pratique em particular antes de falar na frente de uma plateia. Tente criar um vínculo com seus ouvintes, articule bem e use gestos para tornar seu discurso mais vivo.