Empreendedoras.net

5 atitudes para desenvolver liderança positiva


5 atitudes para desenvolver liderança positiva

Um bom líder escuta, respeita e capacita sua equipe para oferecer todos os meios para que cada indivíduo consiga alcançar suas principais habilidades.

A liderança nem sempre está relacionada à uma simples hierarquia, pois é um grupo que intuitivamente decide seguir um líder. Nos negócios, portanto, o líder não é necessariamente um gestor, assim como o gestor nem sempre é reconhecido como o melhor líder.

Na vida profissional, muitas vezes é essencial combinar criatividade, envolvimento e demanda por resultados. Então deixo aqui 5 dicas simples de atitudes para cultivar sua liderança!

Também pode te interessar: Você sabe qual é a diferença de liderança e gestão?

1. Seja positivo

O líder é sempre claro consigo mesmo. Ele é confiante e sabe como se manter calmo e positivo, o que ajuda a passar confiança para o grupo. Em nível profissional, os funcionários podem ser cada vez menos motivados apenas por subir de nível ou ganhar um aumento. O que todos querem hoje é ser feliz!

Muitas vezes é a liderança que consegue fazer o equilibro do trabalho e da felicidade. Alguns estudos muito sérios mostram que a felicidade promove a saúde dos indivíduos e melhora o desempenho dos funcionários de uma empresa.

A felicidade pode ser decidida, aprendida e transmitida. Você lida melhor com uma situação quando você está feliz do que quando você está estressado, tanto individualmente quanto coletivamente. Isso também depende muito da sensação de estar no mesmo barco, de compartilhar uma experiência humana com outras pessoas.

Com um capitão otimista, você se sente seguro, mesmo durante as tempestades. Um líder tranquiliza, cuida dos interesses de seus membros do grupo, consegue renovar os métodos de trabalho, faz as perguntas certas e toma iniciativas construtivas para manter o trabalho em sintonia.

2. Seja confiável

Um líder tem uma relação de confiança mútua com o grupo que ele interage. Ele compartilha os méritos sem se apropriar das ideias e desenvolve a cultura das opiniões e de debates construtivos. Ele sabe como delegar decisões e responsabilidades com os outros membros.

3. Habilidades de mobilização

Um líder positivo sabe como guiar o seu pessoal. Mobiliza as habilidades certas com as pessoas certas e no momento certo. Ele desenvolve o talento coletivo para o cumprimento do trabalho.

Por exemplo, no esporte, o treinador forma uma equipe vencedora! Cada pessoa possui a sua própria habilidade, e é graças ao talento coletivo orquestrado pelo treinador que o time ganha! É o mesmo nos negócios, a satisfação sentida após uma vitória é multiplicada quando é coletiva.

4. Tenha uma visão inspiradora

Uma visão inspiradora muitas vezes começa com um sonho. O líder está alinhado com seus valores, que trazem um significado real às suas realizações. Segundo Gandhi, “a sensação de felicidade se desenvolve quando o que pensamos, dizemos e fazemos está em harmonia”. O líder está de olho no futuro, ousa curiosidade, inovação. Ele lidera o grupo em direção à sua visão e transmite sua paixão para agir. Ele não precisa pedir, ele inspira! Ele nem sempre está no controle, ele sabe como delegar e também parabenizar.

5. Seja sempre assertivo

Um verdadeiro líder positivo será capaz de transmitir uma mensagem difícil sem passividade, sem manipular a mensagem e sem cometer alguma agressão. Sua relação com o grupo será sempre saudável e bastante construtiva. Se você sente que tem uma semente de liderança em você, seja você um gerente ou não, cultive-a cuidadosamente para criar um mundo melhor ao seu redor.