Empreendedoras.net

Qual é a diferença entre liderança e gestão?


Qual é a diferença entre liderança e gestão

Duas palavras bastante comuns no mundo empresarial: gestão e liderança. As duas palavras correspondem a administrar uma empresa. Então, qual é a diferença entre gestão e liderança?

Quando o gestor possui um status que lhe permite liderar uma equipe rumo a uma meta, o líder tem a capacidade de inspirar para que o sigamos, numa visão de longo prazo.

Quais são as diferenças entre um líder e um gerente? E qual é o impacto na motivação e no desempenho dos funcionários?

O que é gerenciamento?

No mundo corporativo, costumamos usar termo gerente para líder e vice-versa. No entanto, esses dois termos teriam definições diferentes.

Para alguns especialistas, liderança pode ser uma das qualidades de um gerente, um bom gerente. Para outros, a liderança é um estilo de gestão. Liderança e gestão referem-se a diferentes habilidades. Não seria uma questão de personalidade, mas de habilidades.

Assim, o gerentes teria a capacidade de compreender a maneira de fazer as coisas, de implementar uma ação, enquanto o líder teria a capacidade de escolher as ações a serem realizadas, de decidir o que fazer.

O fato é que é possível que um gerente seja reconhecido como líder pelos membros de sua equipe. Porque a liderança é uma qualidade pessoal, enquanto a gestão é um papel a desempenhar dentro de uma empresa.

O gerente é o bom funcionário, o líder tem sua própria personalidade. O gerente faz as coisas bem, o líder está fazendo a coisa certa.

Porém, não necessariamente nascemos líderes, podemos desenvolver essa qualidade. Um líder é capaz de definir e transmitir uma visão estimulante do futuro: dentro de uma empresa, ele tem uma visão de longo prazo e consegue, por meio de suas habilidades de comunicação, transmitir essa visão.

Inspira confiança porque é consistente, confiável e transmite uma imagem positiva. O líder exerce uma influência positiva sobre um grupo para conduzi-lo em direção a objetivos específicos.

As qualidades de um bom gerente

Por ser nomeado pela hierarquia de sua empresa, o gerente deve ser capaz de encontrar seu lugar de líder demonstrando várias qualidades.

Um bom gestor deve estar atento a cada membro de sua equipe e querer conduzi-la ao sucesso. Deve também criar oportunidades de crescimento, está comprovado que os funcionários que têm um bom relacionamento com seu gestor desejam desenvolver novas competências.

O gerente também deve ser capaz de dar explicações claras e definir metas, ao mesmo tempo que dá instruções regulares para sua equipe. Ele também está lá para ajudar a superar uma dificuldade, ele precisa ser um facilitador.

Ele deve fazer a equipe entender que eles são responsáveis ​​por seu sucesso e capacitá-los. Por fim, o gerente sabe reconhecer quando um trabalho é bem realizado.

O gerente teria uma função executiva

A gestão é, portanto, a administração de um negócio. É estar no comando, ou um pouco como liderar uma equipe adotando estratégias para atingir um objetivo e não perder as metas.

Ser gerente é, portanto, acima de tudo, fazer parte de uma hierarquia dentro de uma empresa. Gerente é aquele que administra as atividades coordenando tarefas, liderando uma equipe e, principalmente, controlando os resultados.  Um gerente deve, portanto, antes de mais nada, garantir que os objetivos foram alcançados, desenvolvendo as estratégias apropriadas para isso.

O gerente está centrado na estrutura, enquanto o líder está centrado nas pessoas e inspira confiança.

E a liderança?

Se a gestão é um lugar hierárquico, a liderança é um estado de espírito, uma decisão. Liderança é liderar bem uma equipe para alcançar bons resultados.

Um líder é, portanto, alguém que tem uma visão, mas acima de tudo deve ter alguma autoridade sobre sua equipe. Ele é o tipo de pessoa que faz o papel do combustível para um motor funcionar. Ele está lá para motivar seus funcionários e ao mesmo tempo servir de exemplo.

A diferença entre líder e gerente

A principal diferença entre um gerente e um líder depende principalmente da origem de seu status. O gerente deve isso à decisão de sua hierarquia, que o nomeou para treinar e supervisionar sua equipe. Já o líder assume naturalmente este lugar e é reconhecido como tal pelos membros da sua equipa. O líder dá sentido, orientação, acompanha e treina, para que seus colaboradores possam progredir. Ele é um líder graças aos relacionamentos que forma. Líder e gerente, são duas partes essenciais de qualquer empresa.

O gerente é um organizador, focado na tarefa. Ele tem objetivos claros e busca alcançá-los. O líder, por outro lado, é um visionário, focado nas pessoas. Ele propõe, influencia, é uma força motriz do grupo. O que ele busca alcançar é mais amplo do que objetivos concretos, é a sua visão.

Porém, se temos que diferenciar gestor e líder, devemos também considerar que ambos são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa.

E se um gerente pode ser reconhecido como um líder em sua equipe, esse não é necessariamente o caso e também podemos encontrar líderes que não têm o status oficial de gerente, mas que são uma fonte de inspiração para os colaboradores de uma empresa.

Para finalizar, diria que gestão e liderança devem estar combinadas para o bom funcionamento de uma empresa, porque ser gerente é um status, mas ser líder é uma uma qualidade.