Empreendedoras.net

Dicas para inovar em processos produtivos


Dicas para inovar em processos produtivos

Fazer um projeto é fundamental para implementar a inovação no seu negócio. A inovação possibilita que uma empresa se mantenha sempre adequada ao mercado, ou seja, seus processos, produtos e melhores práticas em permanente sintonia com as necessidades dos clientes.

É preciso inovar e renovar a organização do empreendimento e acelerar e aumentar a produtividade. A inovação também contribui para que um negócio compita em pé de igualdade com a concorrência e encontre novos nichos para sua empresa no mercado.

Pode aumentar o lucro do negócio e renovar ou criar ciclos de vida para os seus produtos. No caso de inovação em processos produtivos, as empresas podem melhorar métodos de produção existentes e com isso conseguir bons resultados.

Investir em novo maquinário ou melhorar substancialmente um já existente pode abrir novas oportunidades para os negócios no mercado.

Você deve está se perguntado como se faz para inovar em processos produtivos? Não se preocupe, há estratégias para superar as dificuldades internas e externas. Leia algumas:

  1.  Buscar permanentemente conhecer necessidades e tendências do mercado;
  2. Ter estreito contato com clientes e fornecedores. Saber ouvir e interpretar anseios , oportunidades e necessidades;
  3. Buscar parcerias com clientes e fornecedores;
  4. Compartilhar riscos;
  5. Buscar conhecimento em universidades, institutos de pesquisa, SEBRAE, SENAI
  6. Buscar apoio financeiro em programas de incentivo à inovação;
  7. Estimular permanentemente a cultura de mudança dentro da empresa;
  8. Capacitar e mobilizar todos recursos humanos;
  9. Comprometimento da direção da empresa (o líder, o mentor, o executivo);
  10. Elaborar planos, estabelecer metas e indicadores e fazer acontecer o projeto de inovação;
  11. Combater a visão de curto prazo, acomodação e zonas de conforto na administração do negócio;
  12. Reconhecer e premiar competências e cobrar resultados.

O que é inovação de processos?

A inovação de processos tem como foco a inovação de instalações, habilidades e tecnologias utilizadas para a produção e entrega de produtos e serviços. Ao contrário da inovação do produto, os efeitos não são tão perceptíveis para os consumidores.

A inovação do produto pode resultar em uma diminuição do custo e do tempo de produção e da melhoria de determinados processos ou na eliminação de certas barreiras do processo de produção ou consumo.

Na maioria das vezes, a inovação do processo é realizada dentro dos equipamentos utilizados, seja dentro das tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do produto ou mesmo dentro dos métodos utilizados pelos colaboradores.

Importância da inovação

Por que a inovação é importante nos negócios? A principal razão pela qual a inovação é incorporada nos negócios é para que eles possam economizar tempo, dinheiro e outros recursos de negócios, ao mesmo tempo em que lhes dão o vantagem competitiva que eles precisam para crescer e colocar a empresa em uma base mais sólida no mercado. Ideal para aumentar o volume de negócios na empresa.

Além disso, não esqueçamos que o atual cenário de negócios, seja doméstico ou global, está se tornando cada vez mais competitivo. A inovação está se tornando cada vez mais importante à medida que a tecnologia continua avançando. A concorrência também está aumentando a cada dia, e as empresas agora veem que não só têm que acompanhar, como têm que ficar à frente do seu tempo.