Empreendedoras.net

Diferença entre barbearia e cabeleireiro


Barbeiros e cabeleireiros são profissionais de penteado, que trabalham em estreita colaboração com os clientes para dar a eles a aparência que eles esperam alcançar.

A principal diferença entre as duas profissões é a clientela. Barbeiros tendem a trabalhar com homens, os cabeleireiros trabalham com homens e mulheres, mas tendem a se especializar em serviços voltados para mulheres.

Outras semelhanças e o que difere essas profissões são discutidas na matéria sobre as principais diferenças entre barbearia e cabeleireiro.

Diferenças entre barbearia e cabeleireiro

Leia também: Como ser um cabeleireiro.

Funções de Barbeiros e Cabeleireiros

As funções exercidas pelos barbeiros e cabeleireiros são um pouco semelhantes, exceto por um grau variado de serviços e pela sua clientela comum. Os barbeiros são mais comumente cabeleireiros masculinos que trabalham com barba e cabelo masculino.

Como o trabalho é mais voltado para o publico masculino, é mais provável que os barbeiros trabalhem com máquinas de barbear elétricas e façam cortes mais curtos e masculinos.

Quem foi o primeiro cabeleireiro do mundo?
O primeiro cabeleireiro registrado na história foi o polonês Champagne, data do século XVII.

Os cabeleireiros tendem a trabalhar em salões de beleza onde costuma trabalham mais com as mulheres, onde seus conhecimentos são mais concentrados em serviços femininos, como permanentes, escovas, mechas e luzes. Isso significa que esses profissionais trabalham com cabelos compridos e algumas ferramentas com as quais os barbeiros podem não estar tão familiarizados, incluindo frisadores e chapinhas de cabelo.

Barbeiro

Os barbeiros são cabeleireiros especializados em atender o público masculinos. Usando tesouras, tosquiadeiras e navalhas, os barbeiros cortam e estilizam cabelos, além de barbas e bigodes.

Durante o atendimento, a comunicação é fundamental, pois esses profissionais que cuidam da aparência precisam entender o estilo que seus clientes estão almejando alcançar. Dependendo da barbearia, os serviços de coloração, alisamento e lavagem dos cabelos também podem ser realizados.

Os barbeiros devem saber como para trabalhar com o público e ter bastante disposição para permanecer em pé por longos períodos de tempo. Ter experiência sobre o assunto ou ter algum curso de formação é altamente recomendando por profissionais do assunto.

As responsabilidades do barbeiro incluem:

  • Estar por dentro dos produtos e acessórios para os cabelos;
  • Manter todos os equipamentos limpos e higienizados;
  • Manter a área de trabalho organizada;
  • Atender e receber pagamentos de seus clientes.

Cabeleireiro

Os cabeleireiros são profissionais que trabalham em salões ou se dirigem diretamente para os clientes. Os serviços mais comuns que são oferecidos incluem corte, alisamento, penteado, coloração e lavagem dos cabelos. Os cabeleireiros devem estar dispostos a trabalhar longas horas sem estar sentados e conhecerem todas as ferramentas de seu ofício, como tesouras, chapinhas e secadores de cabelo.

Eles devem entender de técnicas de corte, como a de criar as mais recentes tendências de penteado para festas de casamento. Com o tempo, geralmente é criada uma lista de clientes, que podem seguir o cabeleireiro até um novo salão de beleza. É muito comum que cabeleireiros bem-sucedidos abram seus próprios negócios, onde também precisam saber lidar com estoque, vendas no varejo e contratar outros cabeleireiros. Embora não seja obrigatório, geralmente é necessário fazer um curso de gestão e gerenciamento.

As responsabilidades profissionais de um cabeleireiro incluem:

  • Manter-se informado sobre as últimas tendências do segmento;
  • Saber como fornecer serviços e vender produtos cosméticos aos clientes;
  • Ensinar como os clientes devem manter os cabelos e o couro cabeludo saudáveis;
  • Manter um ambiente de trabalho agradável, confortável e limpo.

Alternativas

Se você estiver interessado em se tornar barbeiro ou cabeleireiro, há outras opções que você pode querer saber mais sobre o assunto, que também possibilite trabalhar com a aparência dos seus clientes. Isso inclui atuar no segmento da cosmetologia, trabalhar como maquiador ou cuidar das mãos e dos pés atuando como manicure e pedicure profissional.