Incubadoras de empresas: por que você deveria se importar?


Incubadoras de empresas

Já pensou ter sua empresa em um ambiente de criatividade e tecnologia, que junte startups, investidores e especialistas no mesmo espaço?  Esse lugar já existe, são as incubadoras de empresas. Entenda como elas funcionam, para que servem, quais são a suas vantagens e como sua empresa pode participar:

Em tempos de estímulo à cultura e atividade empreendedora, as incubadoras de empresas ganham cada vez mais destaque. Assim como um bebê recém-nascido pode precisar de uma incubadora hospitalar, a fim de fortalecer sua saúde, uma empresa recém-criada — ou mesmo uma ideia inovadora que ainda não se tornou um negócio — pode precisar de toda uma estrutura que lhe dê suporte para se estabelecer no período inicial de vida.

Se você tem um negócio inovador, mas tem dificuldades em desenvolvê-lo, uma incubadora fortemente comprometida com resultados e alta performance pode ser o ideal para você. Vamos entender melhor como funcionam?

O que são incubadoras de empresas?

Incubadoras de empresas são espaços que abrigam empreendimentos embrionários ainda em fase de projeto e que não contam com infraestrutura, know-how e conhecimento de mercado para se sustentarem inicialmente. Contando com um local de apoio e incubação, ganham fôlego para desenvolver todo seu potencial.

Incubadoras são estruturas para apoiar a criação de empresas inovadoras.

Uma incubadora de empresas é uma organização que ajuda empreendedores que querem iniciar um negócio. A incubadora cuida do participante e oferece mentoria, treinamento e ferramentas que lhe permitirão estruturar sua ideia e concretizá-la.

Incubadoras de empresas são organizações que oferecem suporte a empreendedores e startups em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Elas oferecem recursos e serviços para ajudar as empresas a crescerem e se estabelecerem no mercado, incluindo espaço de escritório, mentoria, treinamento, conexões com investidores e networking.

As incubadoras geralmente são apoiadas por governos, universidades, organizações sem fins lucrativos ou empresas privadas. Elas podem ser especializadas em áreas específicas, como tecnologia, ciências da vida, manufatura, entre outras.

Além de fornecer espaço de escritório e infraestrutura básica, as incubadoras também podem oferecer suporte técnico, treinamentos em habilidades empresariais e oportunidades de networking para seus clientes. O objetivo é ajudar as startups a crescerem e a se tornarem empresas bem-sucedidas e autossuficientes.

As incubadoras são especialmente importantes para startups que não possuem recursos financeiros suficientes para investir em suas próprias infraestruturas e precisam de ajuda para navegar no complexo mundo dos negócios. Elas também são úteis para empreendedores que precisam de mentoria e suporte para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

A diferença entre incubadora e aceleradora de negócios

O conceito de incubadora e acelerador de negócios pode ser confuso, especialmente porque algumas organizações desempenham ambos os papéis. Para resumir as coisas de forma simples, a incubadora ajuda o empreendedor a lançar seu negócio, enquanto a aceleradora de negócios permitirá ao empreendedor projetar e implementar sua ideia imaginada na fase de incubação.

O acelerador é uma organização que oferece um programa geralmente de algumas semanas durante o qual o empreendedor tem acesso a pessoas muito influentes em sua área que o ajudarão a colocá-lo em contato com as pessoas certas para empurrar seu projeto ainda mais.

Como escolher sua incubadora de negócios?

Meu projeto é confiável? Sou capaz de alcançá-lo? Existe um mercado para meus serviços? Tantas perguntas que um empreendedor pode se perguntar quando decide dar o grande passo.

Ao entrar em contato com uma incubadora de empresas, ele será capaz de encontrar muitas respostas. Para escolher sua incubadora, aqui estão algumas perguntas para se fazer para ter certeza de que ela atende às suas necessidades:

  • Que tipo de suporte é oferecido? Algumas incubadoras oferecem apenas um coworking ou espaço de trabalho de baixo custo para startups, mas a maioria também oferece instrutores, mentoria e financiamento.
  • Qual é o preço dos serviços de uma incubadora? As fórmulas variam de uma incubadora para outra. Incubadoras de algumas universidades oferecem serviços completamente gratuitos. Outros oferecem o espaço sem nenhum custo para seus negócios incubados, mas assumem capital social ou oferecem vários serviços cobrados a uma taxa fixa. Descubra se a incubadora cobra por seus serviços ou se eles são gratuitos.

Depois de determinar a incubadora que melhor se adequa ao seu negócio, você precisa analisar todas as informações apropriadas. Está aberta a todos ou você tem que passar por uma seleção?

Vantagens das Incubadoras de Negócios

Incubadoras de empresas podem trazer benefícios substanciais para as startups, incluindo:

  1. Serviços de orientação e assessoria. Os serviços de mentoria e assessoria oferecidos pelas incubadoras permitem que a equipe de gestão da startup reduza a lacuna em seus conhecimentos ou experiências necessárias para tomar melhores decisões.
  2. Economia de tempo e dinheiro. As startups economizam tempo e recursos financeiros gastos em atividades operacionais do dia-a-dia (por exemplo, contabilidade e recursos humanos), já que as incubadoras cobrem alguns ou todos os serviços.
  3. Acesso a especialistas e mentores do setor. Finalmente, as incubadoras garantem acesso inestimável a especialistas e mentores do setor que de outra forma seriam inacessíveis.

Por que considerar a incubação de projetos?

A incubadora é a melhor solução para empresas em fase inicial, pois trata-se de um dos períodos mais delicados da trajetória de um empreendimento,quando o negócio ainda está bastante suscetível a oscilações do mercado. Nas incubadoras são oferecidos todo o suporte técnico para que projetos com alto potencial de sucesso possam se estabelecer.

As estatísticas comprovam que a incubadora é o espaço mais seguro para pessoas físicas ou jurídicas desenvolverem suas ideias e projetos. Estudos mostram que a taxa de sucesso das empresas apoiadas por incubadoras e parques tecnológicos é de 80%, segundo dados do Sebrae.

E exemplos de incubadoras não faltam para demonstrar que esse modelo está em franco crescimento. Uma delas é a Cietec, espaço de inovação e empreendedorismo. Nele, startups e projetos inovadores contam com o apoio necessário para se estabelecerem no mercado.

Ajuda nunca é demais, principalmente em uma atividade extremamente desafiadora como um empreendimento. Sendo assim, considere com seriedade essa opção para seu negócio ou projeto. Se for realmente uma ideia com alto potencial de sucesso, mas que ainda não conta com os meios para ser colocada em prática, uma incubadora pode ser a solução.

Como participar de uma incubadora?

Devido a seu caráter até certo ponto experimental, é comum que as incubadoras estejam vinculadas a centros de pesquisa em universidades públicas e particulares, ou mesmo órgãos governamentais. Entretanto, elas também podem ter ligação com a iniciativa privada.

Incubadora de negócios é uma empresa que fomenta o desenvolvimento de empresas e startups em estágio inicial

Em geral, para uma empresa ou projeto ser aceito em uma incubadora, há um processo seletivo, que avalia as possibilidades de sucesso de uma ideia de negócio ou de uma startup. Há empresas incubadas no Brasil que precisaram esperar em uma longa fila até serem aceitas. Tudo vai depender da concorrência e, o mais importante, da qualidade do projeto a ser incubado.

Praticamente todos podem submeter seus projetos para avaliação. Pessoas físicas, MEIs ou mesmo empresas já consolidadas, mas que desejam inovar, podem se candidatar a uma vaga nos espaços das incubadoras.

Como funciona o processo cadastro?

Para se inscrever em uma incubadora, você precisará se candidatar e ser aceito. Cada incubadora de negócios, assim como aceleradores, tem um processo de aplicação único. O processo de aplicação é geralmente composto por algumas etapas:

  • Formulário de inscrição: Preencha um formulário de inscrição e responda perguntas sobre você ou sua empresa. Algumas incubadoras buscam um plano de negócios e uma discussão sobre suas atividades de negócios anteriores.
  • Entrevista: Normalmente, as entrevistas são curtas e projetadas para que o entrevistador possa aprender sobre sua experiência rapidamente.
  • Decisão: O prazo de notificação pode variar. Geralmente, é muito curto, levando apenas algumas semanas para uma incubadora tomar uma decisão de aceitação.

O que é oferecido para a empresa que lança um projeto?

Se uma empresa é escolhida para fazer parte da incubadora, ela receberá apoio completo. Escritórios, networking, equipe de apoio e, o mais importante, a consultoria de profissionais com ampla experiência no mercado. Esses são alguns dos benefícios que empresas incubadas podem usufruir.

A contrapartida, normalmente, é o pagamento de uma taxa de manutenção. Mas isso pode variar, dependendo da incubadora de empresas. Se sua empresa se identifica com a inovação, é provável que haja um espaço para ela nas incubadoras.

Duração

Uma vez que o período de incubação acabou e seu negócio atingiu o nível esperado de maturidade, sua empresa realmente precisa seguir sozinha. Você se beneficiará de todos os conselhos e orientações necessárias para continuar a se desenvolver fora do espaço físico da incubadora. A incubação geralmente dura de 6 meses a um ano, dependendo das necessidades de cada empresa.

A duração da passagem na incubadora não é necessariamente de 12 meses. A incubadora se adapta ao contratante e determina com ele a duração ideal desta fase de teste. Também varia de acordo com as incubadoras.

Exemplos de incubadoras

E exemplos de incubadoras não faltam para demonstrar que esse modelo está em franco crescimento. Existem diversas incubadoras em todo o mundo, cada uma com sua própria especialização e foco. A seguir, apresentamos alguns exemplos de incubadoras:

Y Combinator: uma das incubadoras mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo, a Y Combinator está localizada no Vale do Silício, na Califórnia. Ela se concentra em startups de tecnologia e já incubou empresas como Dropbox, Airbnb e Reddit.

Techstars: com sedes em diversas cidades do mundo, a Techstars é uma incubadora global que se concentra em startups de tecnologia. Ela oferece mentoria, treinamento e conexões com investidores e mentores.

MassChallenge: localizada em Boston, a MassChallenge é uma incubadora que se concentra em startups de tecnologia, mas também inclui empresas de manufatura e ciências da vida. Ela oferece mentorias, treinamentos e conexões com investidores.

Startup Chile: localizada em Santiago, a Startup Chile é uma incubadora que se concentra em startups de tecnologia. Ela oferece mentoria, treinamento e conexões com investidores, além de oferecer um programa de aceleração.

1776: localizada em Washington, D.C., a 1776 é uma incubadora que se concentra em startups de tecnologia que trabalham com desafios sociais. Ela oferece mentorias, treinamentos e conexões com investidores.

Station F: localizada em Paris, a Station F é a maior incubadora de startups do mundo, com mais de 1.000 empresas incubadas. Ela se concentra em startups de tecnologia e oferece espaço de trabalho, mentorias, treinamentos e conexões com investidores.

Incubadoras de empresas no Brasil

Cietec: Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – localizado na cidade de São Paulo, é uma das maiores incubadoras do país, com foco em tecnologia e inovação.

Inova Unicamp: incubadora de empresas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada em Campinas, São Paulo. Possui um amplo portfólio de startups em diversas áreas de atuação.

Porto Digital: incubadora localizada na cidade de Recife, em Pernambuco, com foco em empresas de tecnologia da informação e comunicação.

Biominas Brasil: incubadora especializada em biotecnologia, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

MIDI Tecnológico: incubadora de empresas de base tecnológica localizada em São Paulo, com foco em empresas inovadoras de diferentes áreas.

Supera Parque: parque tecnológico localizado em Ribeirão Preto, São Paulo, que conta com uma incubadora de empresas especializada em biotecnologia e saúde.

Habitat: incubadora localizada em Florianópolis, Santa Catarina, que oferece suporte para startups em diferentes áreas, como tecnologia, economia criativa e biotecnologia.

Ajuda nunca é demais, principalmente em uma atividade extremamente desafiadora como um empreendimento. Sendo assim, considere com seriedade essa opção para seu negócio ou projeto. Se for realmente uma ideia com alto potencial de sucesso, mas que ainda não conta com os meios para ser colocada em prática, uma incubadora pode ser a solução.

Primeira incubadora do Brasil

No Brasil, a primeira incubadora iniciou as suas atividades em 1985, na Fundação Parque de Alta Tecnologia (Parqtec) em São Carlos. Geralmente, as incubadoras se especializam em uma determinada indústria. Por exemplo, uma incubadora se concentra na indústria alimentícia, enquanto outra se concentra na indústria fintech. No entanto, algumas incubadoras admitem empresas sem restrições do setor.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.