Empreendedoras.net

Carreira e liderança


Carreira e liderança

Existe uma ampla literatura disponível por ai a respeito de liderança: livros, palestras, coachings em grupo, cursos, coachings individuais e por ai afora.

Tamanha quantidade de fontes e escritos a respeito do assunto tem sua razão de ser. 

Dentro das organizações a habilidade que um determinado indivíduo possui de liderar os membros de uma equipe é fundamental para o sucesso de todo o trabalho desenvolvido pela equipe.

Mas a grande maioria de nós começa a carreira na parte de baixo da pirâmide hierárquica, realizando tarefas simples que nos são delegadas por um supervisor imediato.

A partir do momento em que um profissional passa a supervisionar outros colaboradores, começa o desafio de conseguir o comprometimento daqueles subordinados para que o trabalho seja concluído dentro das expectativas.

Para o profissional que constrói sua carreira o desenvolvimento de sua capacidade de liderança é talvez o fator mais importante para que galgue os degraus da empresa e atinja o ápice da hierarquia empresarial. Os bons gestores são os que conseguem obter o melhor de suas equipes.

É importante notar que no início de nossas carreiras o que mais importa é dominar bem alguma tarefa técnica, portanto o foco é em processos. Fazer bem alguma parte de um processo. O apoio de cursos e de treinamentos nesta fase devem focar neste quesito.

A medida em que o profissional ascende na empresa, o foco no processo diminui, e aumenta a necessidade do foco em pessoas, nas equipes, nas realizações conjuntas.

Portanto a liderança é um ponto crucial e que merece atenção permanente dos profissionais que planejam sua carreira.

Afinal, a velha máxima do mundo corporativo tem sua razão de ser. Sozinhos chegamos mais rápido e juntos chegamos mais longe!