Empreendedoras.net

Como começar seu próprio negócio de Home Staging


Como começar seu próprio negócio de Home Staging

Você gosta de design, possui uma facilidade singular na combinação de formas e cores e tem uma preferência por trabalhar com casas? Home Staging pode ser a profissão ideal para você.

Home Staging é uma profissão para quem gosta de casas, gosta de design e para quem conhece os principais catálogos de móveis de cor e tem facilidade em vender.

Confira a matéria e descubra o que é Home staging, como começar a empreender e trabalhar com isso, informações de cursos e quanto ganha um profissional.

Também pode interessar: dicas para iniciar um negócio de home staging

Quanto ganha um Home Staging

No Brasil, essa figura profissional vem ganhando força, apoiado tanto por indivíduos autônomos quanto agências imobiliárias. Em um momento de impasse no setor, está dando novo rumo a quem precisa vender ou alugar um imóvel.

Home staging consiste em reorganizar, encenar ou redecorar uma casa ou apartamento, a fim de torná-lo mais atraente para acelerar sua venda.

Nos Estados Unidos, assim como nos países mais desenvolvidos, é uma profissão já iniciada há vários anos e, acima de tudo, muito apreciada porque, se o profissional souber fazer bem seu trabalho, ele poderá agregar valor à propriedade, para que ele consiga vender o imóvel a um bom preço e em menos tempo.

A vantagem de contar com um profissional é dar à propriedade uma personalidade neutra, sem interferência pessoal e com um orçamento reduzido e poucas intervenções invasivas e não estruturais porque o objetivo é vender a casa agradando ao mesmo tempo o maior tipo de público.

Os potenciais clientes do home staging incluem:

  • Agências imobiliárias,
  • Indivíduos particulares, especialmente aqueles que desejam vender seu apartamento ou casa.

Algumas dicas para desenvolver sua clientela:

  • Pode ser interessante desenvolver uma rede que possa redirecionar clientes para você, como lojas de decoração ou arquitetos,
  • Um portfólio terá que ser desenvolvido (eletrônico ou papel),
  • Também será necessário criar um folheto apresentando os serviços e taxas,
  • Não hesite em oferecer treinamento ou trabalhar como coach, está muito na moda.

Finalmente, um bom home staging terá que desenvolver as seguintes qualidades:

  • Capacidade de entender as necessidades do cliente,
  • Habilidades de escuta,
  • Criatividade e senso artístico,
  • Imaginação e engenhosidade,
  • Capacidade de gerenciar um orçamento,
  • Capacidade de engajar boca a boca (veja nossas dicas para desenvolvê-lo aqui).

Quais são os requisitos necessários para ser um bom home staging

Home staging é sem dúvida um trabalho que precisa de uma boa dose de criatividade, mas você também precisa ter conhecimentos e habilidades transversais que incluem campos diferentes.

Home staging na venda de imóveis

É necessário um bom conhecimento de técnicas fotográficas. A venda ou aluguel de uma casa ou apartamento deve chamar a atenção do cliente em potencial, portanto, é essencial destacar as qualidades do imóvel por meio de imagens bem posicionadas. É essencial conhecer os fundamentos do design de interiores e ser atualizado constantemente.

A profissão de home staging pode se sobrepor com a de decorador de interiores. Às vezes, o home staging também poderá ser chamado de designer de interiores ou até mesmo coach deco.

Outro aspecto importante é ter conhecimento de técnicas de marketing, especialmente em imóveis e excelentes habilidades de comunicação. Oferecer um apartamento vazio pode ser simples, mas convencer alguém de que os móveis ou estofados para sua casa são a moda do momento e algo bem mais complicado. O bom gosto e a estética são obviamente indiscutíveis.

Já existem alguns cursos de home staging presenciais ou não, mais ainda não existem regulamentos que regem o home staging como profissão e também não existem certificações com reconhecimento legal, tendo dito que é provável que aqueles com experiência relacionada ao setor se sintam mais encorajados, como:

  • Arquitetos;
  • Designer de interiores;
  • Corretores imobiliários;
  • Especialistas em móveis.

O que você precisa para ser Home Staging

Para ser um home staging de sucesso e vencer a concorrência, você também precisa saber como vender. Isso pode significar a necessidade de:

  • Um cartão de visita a ser deixado para clientes ou potenciais colaboradores;
  • Um site profissional e bem otimizado nos motores de busca;
  • Seja ativo nas redes sociais, talvez com uma página dedicada no Facebook ou um perfil no Instagram. As fotos terão uma importância fundamental para ilustrar claramente o que você faz e como trabalha.

Onde o Home Staging trabalha

As oportunidades de emprego para a profissão de home stager variam desde consultoria direta a particulares até colaboração com agências imobiliárias que fazem uso do apoio de um profissional para aprimorar imóveis com o objetivo de vender rapidamente e em melhores condições.

O que um home staging faz

Poderíamos dizer resumidamente que o home staging torna a casa mais bonita, mas essa descrição é simples demais. Ser uma espécie de gerente doméstico eficaz significa tornar uma propriedade desejável, aumentando seu valor e tornando-a rapidamente vendável.

O profissional deve ser capaz de identificar rapidamente os pontos fracos e fortes de uma casa, deve ser capaz de melhorá-la sempre que possível. Como eu disse antes, tudo isso na maioria das vezes sem intervenções estruturais ou caras, mas otimizando o que já está lá.

Quanto ganha um home staging

Quer saber quanto cobra um home staging? Geralmente, o salário para um home staging começa a partir de um mínimo de R$ 1,500,00 reais, dependendo da solicitação e do imóvel a ser tratado. A taxa pode aumentar dependendo da experiência e das qualidades comprovadas do profissional, mas geralmente elas não são inferiores a R$ 100,00 reais por hora.

Além disso, o serviço também pode ser acertado por meio de uma comissão que pode chegar até 5% do valor do imóvel. No entanto, o ideal é que o custo total do home staging não exceda 2% do preço de venda do seu imóvel.

Deve-se lembrar que o objetivo final é vender uma casa e, portanto, a comissão dada ao profissional para aprimorá-la será gasta com facilidade por aqueles que compreendam plenamente seu potencial.

Afinal, investir no trabalho autônomo de um home staging é geralmente mais lucrativo do que deixar um imóvel parado e que não é vendido por meses ou até anos. O trabalho de um home staging pode ser empolgante e recompensador, mas não é sem dificuldades, como qualquer trabalho no qual precisamos lidar diretamente com o cliente.

Uma boa dose de paciência e bom senso deve acompanhá-lo todos os dias, se você decidir transformar sua paixão em um emprego e aproveitar o momento, pois o mercado ainda não está saturado e você pode rapidamente se tornar um profissional reconhecido do setor.

Passos para criar um negócio de home staging

Aqui estão os principais passos para se estabelecer como um home staging ou até mesmo um decorador de interiores:

  • Treine, faça cursos, estágios e construa um currículo de suas conquistas e referências,
  • Valide seu projeto através de pesquisa de mercado,
  • Faça um estudo econômico: construa um plano de negócios e um plano financeiro, liste suas necessidades,
  • Crie suas ferramentas de comunicação e inicie a exploração comercial,
  • Formalize a sua empresa,
  • Lance oficialmente a atividade.

Então o que é home staging?

O objetivo do home staging é realizar uma repaginação no imóvel, tornando-o mais fácil de vender para os futuros compradores ou inquilinos através de uma transformação sem grandes reformas. Além disso, através da técnica também podemos deixar o imóvel mais agradável para o morador. É um processo de otimização do imóvel.

Essa técnica de valorização de imóveis tem sido muito popularizada por programas de televisão. Ela responde a uma ideia-chave: é possível ou até necessário realizar algumas ações para modernizar e padronizar sua casa ou apartamento antes de sua venda para que tenha ainda mais chance de deslumbrar potenciais compradores.

A prática de home staging consiste em:

  • Despersonalizar a decoração da habitação: trata-se de colocar em prática uma decoração neutra, acolhedora para que atraia o maior número de interessados em sua compra;
  • Harmonizar o estilo da acomodação;
  • Limpar a casa
  • Reparar pequenos dano.

Não podemos deixar de dizer que home staging não significa atender aos gostos do atual proprietário, mas melhorar o imóvel para potenciais compradores. Também não se trata de reformar completamente o imóvel, mas de aprimorá-lo.