10 principais diferenças entre um chefe e um líder


10 principais diferenças entre um chefe e um líder

Você é um chefe ou um líder? Você até pode achar que os dois são a mesma coisa. No entanto, não é bem assim.

E como líder, é importante diferenciar os dois e ter uma liderança positiva para inspirar a sua equipe.

Para ajudá-lo a entender melhor, aqui estão as 10 principais diferenças entre um chefe e um líder!

Chefe ou Líder

Não é muito fácil ser um bom chefe e muito menos ser reconhecido como um verdadeiro líder. O fato é que muitas pessoas que aspiram a uma posição de chefe, acreditam que isso naturalmente resultará em um status de líder. Nada é menos certo porque há muitas diferenças entre ser chefe ou ser um líder.

1. Poder

Chefe tem seu poder oriundo de sua posição hierárquica, o líder tem seu poder oriundo do respeito angariado junto à sua equipe.

2. Novos colaboradores

O chefe explica o trabalho e encaminha o novo funcionário para o trabalho, o líder orienta, treina e monitora a performance do funcionário.

3. Solução

O líder treina seus funcionários e os ajuda a enfrentar todos os desafios. Graças a isso, os colaboradores desenvolvem suas habilidades de resolução de problemas e trazem valor agregado real para a empresa.

4. Liderança

O líder influencia e inspira. Motiva e capacita outras pessoas a participarem do sucesso do negócio. O chefe, por outro lado, gerencia um grupo para alcançar metas.

5. Motivação

O chefe utiliza o poder e o medo para empurrar a equipe para o trabalho. O líder mostra a visão, inspira, e conduz a equipe através do exemplo.

6. Valores

A preocupação do líder é criar valor liderando pelo exemplo. O chefe, por sua vez, só pensa em contar o que os empregados produzem.

7. Lidando com erros

O chefe humilha os colaboradores em público, o líder tem uma conversa assertiva com o colaborador, em local privado, mostrando a condução correta do assunto.

8. Elogios

O chefe geralmente tem dificuldades em elogiar. O líder elogia a performance de cada funcionários, geralmente em público.

9. Sucesso

Para o chefe os acertos são dele, os erros são da equipe. Para o líder os erros são em última instância de responsabilidade dele, que escolheu e gerenciou a equipe, e os acertos são do trabalho em equipe.

10. Pessoas

O chefe trata os colaboradores como números, o líder os trata como seres humanos, com emoções e aspirações.

Conclusão

Como podemos perceber, o chefe procurar comandar e deixa pouco espaço para seus funcionários. Por outro lado, o líder considera os funcionários como colaboradores, que devem estar envolvidos com o trabalho.

Esse tipo de gestão é mais eficaz a longo prazo: sua equipe se sente apoiada, escutada e considerada. Isso influencia na sua motivação.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.