Empreendedoras.net

7 dicas para começar um salão de beleza


O mercado de cuidados pessoais sempre foi muito lucrativo, e mais ainda agora que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com sua imagem.

Confira o artigo que preparamos e conheça quais estratégias devemos levar em consideração ao abrir um salão de beleza.

Atualmente, muitos brasileiros frequentam um salão de beleza, o que indica que existe uma oportunidade de negócio que pode ser expandida ainda mais. Além disso, o investimento para abrir um salão de beleza não é muito alto, com um retorno que pode chegar até 35%.

7 dicas para começar um salão de beleza

7 dicas para quem deseja abrir um salão de beleza

Dessa forma, ser uma cabeleireira é ter a oportunidade de ter vários nichos que a profissional pode explorar. No entanto, para que isso seja possível, é preciso levar em consideração algumas recomendações:

Leia também: cabeleireiro em domicílio ou cabeleireiro em salão de beleza?

1. Identifique quem será seu cliente

Ao fazer uma visita ao cabeleireiro, procure observar a idade dos clientes que fazem uso desses serviços. Por exemplo, os clientes em potencial são os clientes adultos. No entanto, há outro nicho de mercado que não para de crescer que são os spas ou salões de beleza para adolescentes. Outro segmento crescente é o dos homens, atualmente exigindo serviços de barbeiro como tintura, manicure, pedicure, barba e cortes masculinos.

2. Proposta de valor

Procure observar o que falta em outros salões de beleza da sua região e fornecer serviços complementares, como maquiagens, tratamentos faciais, manicure e design de sobrancelhas. Para fazer isso, você deve ter experiência, pode investir em um curso de cabeleireiro, não vendo isso como uma despesa, mas como um investimento à longo prazo.

3. Preste um bom serviço ao cliente

Esse ponto é considerado um dos mais importantes, se eles não receberem boa atenção, é uma das causas mais frequentes para perda de até 70% dos clientes.

4. Clientes em potencial

Quais canais de atendimento você pretende usar e como vai comunicar-se com seus clientes. Para um bom atendimento, além de ter um site empresarial, procure ter perfis em redes sociais e procure manter cada página atualizada. Ofereça atendimento pelo WhatsApp e publique fotos no Instagram, Facebook e Twitter ou blog.

5. Fornecedores

Encontre os melhores fornecedores para produtos de cabeleireiros e salões de beleza. Para este empreendimento dar certo e você conseguir obter muito sucesso no salão de beleza, você deve selecionar os principais fornecedores que oferecem produtos de qualidade no atacado e direto da fábrica ou através de distribuidores profissionais.

6. Principais recursos

Seu local não deve ser muito pequeno e deve ser bem limpo, organizado e ventilado. No entanto, para um spa, você deve ter uma área mínima de 100m2. Ele deve estar localizado perto de escritórios, bairros movimentados e shopping centers. Não esqueça de oferecer alguns mimos, bela decoração e revistas atualizadas para seus clientes.

7. Como será recebido o pagamento

Os clientes podem pagar pelos seus serviços em dinheiro, crédito, debito etc. A principal estrutura de custos deve levar em consideração o seguinte: aluguel de instalações, suprimentos, equipamentos, máquinas, móveis, etc. Por isso, reserve o capital para investimentos e pagamentos de despesas.